
A Secretaria Especial do PPI promoveu, nesta sexta-feira (18/10), a 14° edição dos Diálogo com estados e municípios. Realizado de forma virtual, o evento reuniu secretários, gestores e servidores estaduais que trabalham com as agendas de Parcerias Público-Privadas (PPPs), para troca de experiências sobre soluções inovadoras e os desafios enfrentados em duas áreas essenciais de infraestrutura: saneamento básico e iluminação pública.
A edição dessa sexta-feira abordou a agenda de iluminação pública, representada pelo Diretor-Presidente da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP), Pedro Vicente Iacovinno,que anunciou os resultados do Censo da Iluminação Pública no Brasil, com base em dados de 2023. O levantamento foi detalhado, com a exclusão de registros inativos ou inválidos, totalizando mais de 19 milhões de pontos de iluminação pública em 5.428 municípios. Além disso, foram analisados 82.215 pontos de medição de energia ornamental, com o objetivo de monitorar o consumo e eficiência energética dessas estruturas.
Iacovinno destacou “A intenção deste trabalho foi fornecer informações confiáveis para a implementação de projetos de modernização dessa infraestrutura urbana essencial para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira”.
Logo em seguida a agenda de Saneamento foi representada pela Companhia Estadual de Saneamento (Saneago) com a perspectiva para Saneamento Básico em Goiás em 2025
O painel foi conduzido por Ariana Garcia do Nascimento Teles, diretora jurídica da Saneago e presidente da Comissão de Saneamento do Conselho Federal da OAB.
A diretora apresentou as perspectivas da Companhia para Goiás até 2025, destacando a expansão da oferta de serviços e produtos, a preservação do meio ambiente e a utilização responsável dos recursos naturais.
A Saneago também projeta um aumento na base de clientes e municípios atendidos, alinhado com a sua visão de ser referência em saneamento no Brasil até 2029. A empresa investe na capacitação de seus colaboradores e no desenvolvimento de processos inovadores que garantam eficiência, sustentabilidade e competitividade no setor.
