BR-381/MG: Empresa 4UM Investimentos vence leilão na B3

O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda. A 4UM investirá R$ 9 bi (Capex e Opex) em 30 anos

Atualizado em 06/09/2024

A BR-381/MG será administrada pela Empresa 4UM Investimentos em Infraestrutura de Responsabilidade Limitada (Corretora Sita Investimentos), que arrematou o processo licitatório promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes (MT) nesta quinta-feira (29/8), na B3, em São Paulo (SP). O vencedor do certame vai investir R$ 9 bilhões (Capex e Opex) em 30 anos de concessão. O projeto está qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos.

O grupo apresentou o valor de desconto de tarifa de 0,94% sobre a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) de pista simples (R$ 0,18380/km) e de pista dupla (R$ 0,25732/km), com data base de jan/23. O outro concorrente foi a Opportunity Dinâmico FIP Multiestratégica Investimento no Exterior (Corretora XP Investimentos), com uma proposta de desconto de 0,10%. Segundo o edital, seria verificada a diferença entre os percentuais de desconto ofertados, sendo habilitadas para a Etapa de Viva-Voz a proponente classificada preliminarmente em primeiro lugar e as proponentes que tenham ofertado desconto sobre a Tarifa Básica de Pedágio até 20% (vinte por cento) inferior em termos relativos, ou com diferença nominal de até 5% (cinco por cento) em relação ao maior desconto apresentado, o que resultar em maior abrangência. Nessa segunda etapa, a XP Investimentos não teve interesse em uma nova proposta e a 4UM Investimentos venceu o leilão.

 

O projeto

Trata-se de concessão do Sistema Rodoviário composto pela BR-381/MG, por 30 anos, no trecho com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG), com extensão total de 303,4 km.

O leilão tem o objetivo de concessão de serviço público, precedida da execução de obra pública, compreendendo a exploração da infraestrutura e da prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação de capacidade do sistema rodoviário da BR-381/MG.

 

Benefícios

A rodovia receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos (Capex e Opex). Entre as melhorias previstas estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente): Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; Timóteo.

Além disso, a concessão oferecerá um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.

O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.

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