O Secretário Especial do PPI, Marcus Cavalcanti, representou o Ministro Rui Costa durante a reunião com representantes do Parlamento do Reino do Bahrein, realizada nesta quinta-feira (13/6), na Casa Civil. Na ocasião, participaram Deputados e do Congresso Nacional bahreinita.
A perspectiva do Governo Federal é que os projetos atraiam mais um investidor internacional vindo do Oriente Médio, em resposta ao trabalho de aproximação que tem sido arduamente realizado pelo Governo Federal. A agenda faz parte da continuação das tratativas bilaterais, ocorridas no dia 8 de maio. Acesse aqui para ver mais.
Ao apresentar os projetos, o Secretário Especial Marcus Cavalcanti destacou o processo de qualificação dos ativos de infraestrutura no PPI, relacionando os 74 projetos previstos na carteira para 2024, que representam R$ 109 bilhões em investimentos. Além disso, dentro da temática de interesse demonstrada pelos convidados, o gestor citou que o Brasil está investindo fortemente em ativos que garantam a segurança alimentar e a sustentabilidade. Entre as ações de interesse mútuo, destacam-se as concessões de projetos de ferrovias, saneamento, resíduos sólidos urbanos, incentivos econômicos e os incentivos à transição energética.
O Secretário reafirmou o compromisso do Governo Lula, de investir R$ 1,7 trilhão em obras que contemplam nove eixos de desenvolvimento do Novo PAC. Ao apresentar os eixos do plano de investimentos, o Secretário Especial destacou que o Governo acaba de regulamentar uma nova ferramenta para financiamentos de projetos na área de infraestrutura, a chamada Debênture de Infraestrutura, idealizada a partir da possibilidade de ampliar investimentos, principalmente externos, no Brasil.
Do lado bahreinita, houve menção aos diferenciados incentivos para empresários estrangeiros que queiram se estabelecer no país. Também houve manifesto desejo de incremento da presença brasileira naquele país, não só localmente, mas também para fomentar maior ação junto aos demais países árabes.
A reunião desta quinta contou com a participação de Suas Excelências, Deputada Zainab Abdulameer K. Ebrahim, Deputado Abdulhakeem Mohamed Isa Alshanoo, Deputado Ahmed Sabah S. Alsalloom Deputado Jalal Kadhem H. Kadhem, Deputado Hasan Ebrahim Hasan, do Sr. Fahad Alfaihani Vice Chefe de Missão da Embaixada do Reino do Bahrein – Ministro Conselheiro e o Sr. Saleh Haidar Hassan, tradutor. Do lado brasileiro, acompanharam as discussões as assessoras Larissa Nunes e Maria Stela Miglorancia.