Concessão da BR-040/MG, trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora

Com informações do Ministério dos Transportes e ANTT

Atualizado em 29/07/2024

Na última semana, foi assinado o Contrato de Concessão da BR-040 (MG) entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. O Leilão, realizado em Abril/2024, teve como vencedor o Grupo EPR. Desde então a ANTT fez gestão com relação à análise das informações requeridas no edital, que culminou com a assinatura do contrato com a nova concessionária, batizada como EPR Via Mineira.

Esta etapa se coaduna com os Objetivos do Programa de Parcerias de Investimentos,  uma vez que, dentre outros, garante a expansão com qualidade da infraestrutura pública e amplia as oportunidades de investimento e emprego no país.

Ao todo, as obras na BR-040/MG vão beneficiar cerca de 3,6 milhões de pessoas que circulam pelos 15 municípios mineiros por onde a via passa. A estimativa é a de que as obras de ampliação da capacidade, de serviços aos usuários e de negócios relacionados a essas intervenções criem cerca de 72 mil empregos diretos e indiretos na área de influência do segmento concedido.

Entre as melhorias previstas para a BR-040/MG estão: duplicação de quase 164 km; 42 km de faixas adicionais; 15 km de vias marginais; 34 correções de traçado; 14 viadutos; 57 pontos de ônibus; uma rampa de escape; 14 km de ciclovias; 17 barreiras acústicas; 7 caixas para produtos perigosos; 11 passagens de fauna; implantação de um Ponto de Parada de Descanso (PPD); 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 8 passarelas.

Além deste, estão na esteira de concessões rodoviárias relevantes trechos, como o da BR-381/MG, a ser realizado em 29 de agosto e o da BR-040/GO/MG, previsto para 26 de setembro, ambos na B3 Bolsa e Balcão.

Foto: ANTT/Divulgação

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
PÁGINA INICIAL / HOME
QUEM SOMOS
NOTÍCIAS

Ultimas Notícias

Multimídia