Home > Notícias > CONDER PR Anuncia Leilão para PPP de Iluminação Pública e...
CONDER PR Anuncia Leilão para PPP de Iluminação Pública em Seis Municípios do Paraná
A data prevista para a entrega de envelopes é dia 10 de setembro de 2024 e a data prevista para a sessão pública é dia 20 de setembro de 2024
Atualizado em 09/08/2024
O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL PARA DESENVOLVIMENTO REGIONAL – CONDER (PR) publicou, no dia 19 de julho de 2024, a data de realização do leilão sobre a Parceria Público-Privada para a concessão dos serviços de Iluminação Pública dos municípios de Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças e Teixeira Soares, consorciados ao CONDER. Situado no Estado do Paraná, o projeto envolve seis municípios da região Centro Sul do Estado do Paraná e vai atender mais de 113 mil habitantes com a modernização dos serviços de IP, em formato regionalizado.
Por meio dessa PPP, serão modernizados cerca de 19,8 mil pontos de iluminação pública, com uso de tecnologia LED e telegestão nas vias principais, mudanças que ensejarão a redução do consumo de energia (65% em média), melhorando a qualidade dos serviços e valorizando os espaços urbanos, como os pontos turísticos importantes da cidade, iluminação de avenidas, ruas, praças, faixas de pedestres, ciclovias e ciclofaixas. O projeto prevê levar a iluminação pública aos distritos, vilas e povoados de cada um dos seis municípios participantes.
Serão realizados investimentos de aproximadamente R$ 25 milhões, ao longo de 13 anos de contrato. Outro aspecto de destaque será a iluminação cênica de 20 pontos históricos e turísticos, com impacto na valorização do patrimônio cultural. Além disso, serão contemplados com iluminação especial mais de 58 locais como praças, parques, campos e quadras, o que deverá qualificar e revitalizar essas áreas de convívio e lazer.
O projeto conta com a assessoria técnica da CAIXA, o apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP), coordenado pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, além do apoio do Ministério das Cidades.