Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos vence o leilão do Trem Intercidades em São Paulo

O projeto terá investimentos de R$ 14,2 bilhões. Quando ficar pronto, trem deve fazer viagens em 1 hora e 4 minutos

Atualizado em 08/03/2024

O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos (liderado pelo Grupo Comporte, com participação da Guide Investimentos) venceu o leilão do TIC (Trem Intercidades), entre São Paulo e Campinas, passando por Jundiaí. A sessão ocorreu nesta quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, na sede da B3, na região central da capital paulista.

O edital estabelecia valor máximo de contraprestação com dinheiro público de R$ 8,06 bilhões (o que o governo pagar à empresa/consórcio) e o de aporte também do Governo do Estado de R$ 8,9 bilhões. O desconto apresentado foi de 0,01% O principal critério para o resultado foi o desconto sobre a contraprestação e depois, em caso de empate, sobre o aporte mas como não houve outra participante, o desconto não foi ampliado e nem usado o segundo critério.

O projeto do Trem Intercidades – Eixo Norte abrange parte da Macro Metrópole de São Paulo, uma região com 15 milhões de habitantes. A crescente necessidade de deslocamento da população dessa Macro Metrópole, seja por motivo de trabalho, estudo, negócios ou até mesmo lazer, impõe a necessidade do desenvolvimento de um sistema de transporte de grande capacidade, velocidade e segurança. Nesse sentido, os trens de passageiros, trafegando a até 160 km/h, podem suprir esta necessidade, com requisitos adicionais de conforto e comodidade.

O grande ponto positivo deste projeto é a possibilidade de se utilizar a faixa de domínio de ferrovias já existentes (CPTM, MRS e Rumo Malha Paulista) com o compartilhamento dessas faixas para a circulação de trens de cargas, de passageiros intermunicipais e trens metropolitanos, onde for o caso.

O trecho prioritário será o que liga a cidade de Campinas a São Paulo, passando por Jundiaí, numa extensão de 101 km e demanda estimada de 49.000 passageiros/dia em 2040. No Termo Aditivo ao contrato de concessão da MRS (prorrogação antecipada) foi colocada a obrigação de construir cerca de 55 km de linha, mais desvios de cruzamento e adequações de estações da CPTM, entre Barra Funda e Jundiaí, segregando totalmente a linha de cargas da concessionária. O investimento previsto é de cerca de R$ 1,18 bilhão.

No chamado Eixo Norte, serão prestados os seguintes serviços:

  • – TIC (Serviço Expresso): São Paulo – Jundiaí – Campinas, 3 estações, 101 km em 64 minutos;
  • – Linha 7 (Serviço Parador): São Paulo – Francisco Morato, 13 estações, 35,2 km em 50 minutos;
  • – TIM (Serviço Parador): Francisco Morato – Jundiaí – Campinas, 9 estações, 65,8 km em 55 minutos.

 

A concessão do serviço será por meio de uma PPP, envolvendo a operação da Linha 7 da CPTM, o Trem Intermetropolitano e o Trem Intercidades, com 30 anos de operação comercial, sendo o CAPEX considerado no Modelo Econômico-Financeiro no valor de R$ 8,57 bilhões. Decreto publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 23 de março de 2023 autorizou a abertura do processo de licitação. O lançamento do Edital de concessão foi feito em 7 de outubro de 2023 e o leilão está previsto para 29 de fevereiro de 2024.

Foto: BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto da capa: (CPTM/Divulgação)

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