CONSÓRCIO CISAMAVI/SC REALIZA REUNIÃO DE KICK-OFF SOBRE A PPP DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

O objetivo do projeto é modernizar aproximadamente 21 mil pontos de iluminação, beneficiando mais de 143 mil moradores dos municípios de Presidente Getúlio, Ibirama, Taió, Laurentino, Agrolândia, Agronômica, Braço do Trombudo, Imbuia, José Boiteux, Mirim Doce, Petrolândia, Rio do Oeste, Salete, Trombudo Central, Vidal Ramos e Vitor Meireles.

Atualizado em 05/09/2024

A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI-CC-PR) participou, no dia 22/08, da reunião de partida (kick-off) referente à estruturação do projeto de concessão do serviço de iluminação pública, do Consórcio Intermunicipal de Saúde e Multifinalitário do Alto Vale do Itajaí (CISAMAVI).

Participaram do evento a presidente e os prefeitos dos municípios integrantes do CISAMAVI, representantes da SEPPI-CC-PR e da CAIXA.  

Representando a SEPPI-CC-PR, Marcio Fioravante destacou a importância das PPPs para a viabilização de investimentos em empreendimentos de iluminação pública. Ressaltou ainda o papel da política pública voltada ao fomento de projetos de concessões e PPPs, bem como da SEPPI-CC-PR e dos fundos de apoio à estruturação de projetos.

Paulo Roberto Tschumi, secretário executivo do consórcio CISAMAVI, destacou a importância do projeto, ressaltando que os gestores estão otimistas e confiantes com a iniciativa, inédita na região.

O projeto será desenvolvido com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (FEP).

Workshop e Etapas do Projeto

Além da reunião de partida, foi realizado o workshop com a participação do consórcio dos consultores técnicos subcontratados pela CAIXA, para apresentar os aspectos conceituais e os marcos temporais do projeto, dividido em quatro etapas. A primeira etapa, Diagnóstico e Estudos, inicia-se em agosto com previsão de conclusão em 180 dias. A segunda fase, de Estruturação do Contrato, tem previsão de 60 dias. A Validação Externa, terceira etapa, conta com a duração prevista de 90 dias. A etapa final de Licitação, está prevista para encerrar em 150 dias.

Sobre o FEP

O FEP foi criado pela Lei 13.529/2017 com o objetivo de financiar serviços técnicos profissionais especializados para a estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, com foco no apoio a entes subnacionais.

A realização de projetos por meio do FEP oferece benefícios aos consórcios e municípios como a contratação da Caixa por meio de dispensa de licitação, a garantia de recursos financeiros federais para execução completa dos projetos e a condução da estruturação pela Caixa, instituição responsável pela contratação de consultorias externas e por realizar todo o assessoramento aos consórcios e municípios, trazendo confiabilidade e isenção aos projetos.

Atualmente, estão sendo estruturados 25 projetos no setor de iluminação pública com recursos do FEP, sendo 4 consórcios públicos nos estados da Bahia, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina. Foram assinados 17 contratos de concessão. Além disso, já foi leiloado o primeiro projeto de consórcio de iluminação pública, no âmbito do FEP, o consórcio Alto Sertão, no estado da Bahia.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
PÁGINA INICIAL / HOME
QUEM SOMOS
NOTÍCIAS

Ultimas Notícias

Multimídia