
O Atlas traz uma abordagem estratégica de regionalização e consorciamento intermunicipal, com o objetivo de viabilizar a Parceria Público-Privada (PPP) para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes
A diretoria do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), referência em gestão de municípios, lançou, em parceria com o Governo Federal, o “Atlas de Territórios Brasileiros para Parcerias Público-Privadas de Cidades Inteligentes”.
O Atlas apresenta uma abordagem estratégica de regionalização e consorciamento intermunicipal que visa viabilizar a Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente até mesmo nos menores municípios do país, que poderiam não ter recursos para implantá-la individualmente. Para isso, o estudo elaborou quase 800 propostas de consórcios públicos.
As soluções propostas pelo Atlas envolvem, por exemplo, iluminação pública em LED, geração de energia fotovoltaica e telecomunicações. Para possibilitar isso, o estudo propõe também o agrupamento de municípios para a gestão colaborativa de projetos, chamados Arranjos Inteligentes, o que garantiria o acesso à tecnologia oferecida para o desenvolvimento urbano para todas as regiões brasileiras.
Segundo o IPGC, caso os consórcios e os arranjos inteligentes sejam implementados, os municípios e o país poderão apresentar impactos positivos significativos. Melhoria na eficiência energética, com economia de 10 mil GWh por ano, redução de 1 milhão de toneladas de CO₂ por ano e geração de 3% de toda a energia consumida no país por painéis fotovoltaicos são consequências estimadas pelo Instituto de pesquisa.
Entre as autoridades que compõem o sumário executivo da publicação, o Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Marcus Cavalcanti afirmou que o PPI tem dialogado com estados e municípios com o objetivo de compartilhar boas práticas relacionadas às concessões e PPPs. “A Casa Civil, por meio do PPI, trabalha para ampliar a agenda de PPPs em todo o país e já estamos colhendo excelentes frutos em diversos setores. Conversamos diariamente com potenciais investidores e para atrair capital privado para projetos de infraestrutura. Além disso, estamos disseminando boas práticas na modelagem como o Modelo de Cinco Dimensões, para ampliar a confiabilidade do investidor”, afirmou Cavalcanti.
O Atlas já está disponível para consulta de toda a população. Para conferir o documento, fruto da colaboração entre o IPGC e o Governo Federal, basta acessar o link: https://mailchi.mp/ipgc/z2rggs6kh2
Sobre o IPGC
Criado em 2013 em Divinópolis (MG), o Instituto tem desenvolvido soluções que impactam milhões de pessoas e transformam cidades em todo o país. Por meio de suas iniciativas, o IPGC ajuda a integrar soluções tecnológicas avançadas em sistemas de transporte, gestão de recursos hídricos e eficiência energética, que são essenciais para o aumento da resiliência das cidades. O Instituto modela, estrutura e executa projetos em áreas como infraestrutura, saúde e educação.
Atualmente, com sede em Belo Horizonte e atuação nacional, o IPGC é um dos maiores institutos de inteligência de cidades do país. Com mais de 120 projetos já desenvolvidos em 21 estados brasileiros, o IPGC atraiu mais de R$ 10, 4 bilhões em investimentos para as cidades. Por seus projetos de cidades inteligentes, o IPGC já recebeu premiação da ONU durante três anos consecutivos.
