Esta edição do curso registrou o maior número de participantes até o momento, com 2.326 inscrições, segundo dados do BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento concluiu mais uma etapa presencial da capacitação “Parcerias Público-Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil”. Durante os dias 3, 4, 5, 6, 11 e 12 de dezembro, foram realizadas as aulas para três turmas, compostas por gestores e especialistas, com o objetivo capacitar profissionais que integram as equipes de PPP das instituições parceiras, oferecendo ferramentas avançadas para a gestão de todas as fases de uma PPP.
As aulas ocorreram no Campus da Universidade CAIXA e no Edifício Sede do Banco do Brasil, em Brasília. A iniciativa é uma realização do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CAIXA) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
A primeira turma, que participou nos dias 3 e 4 de dezembro, foi composta por equipes que atuam com Parcerias Público-Privadas (PPPs) em bancos públicos. A segunda turma, realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, contou com alunos que trabalham com o tema em diferentes esferas e entidades públicas municipais, estaduais e federais, incluindo tribunais de contas. Já a terceira turma, que teve aulas nos dias 11 e 12 de dezembro, foi formada por profissionais que atuam em órgãos ambientais de diversas esferas.
Nesta etapa presencial, o objetivo é aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso online “Parcerias Público-Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil”, por meio de uma experiência prática (hands-on) com casos reais e acesso a especialistas do BID.
Esta edição do curso registrou o maior número de participantes até o momento, com 2.326 inscrições, segundo dados do BID. Desses, 531 candidatos concluíram o curso e receberam suas credenciais. “Os dados refletem o crescente interesse dos gestores em compreender os fundamentos das parcerias público-privadas, o que contribui significativamente para a melhoria do ambiente institucional”, afirmou Manoel Renato Machado Filho, Secretário Adjunto de Infraestrutura Social e Urbana do PPI.
O lançamento da nova versão do curso, com aulas atualizadas e uma metodologia revisada, está previsto para o primeiro semestre de 2025. As instituições parceiras divulgarão informações sobre o treinamento assim que as vagas forem abertas.