
A parceria entre Brasil e Espanha abrange diversas áreas de colaboração, como troca de experiências em gestão portuária, operações logísticas, segurança marítima, desenvolvimento sustentável e capacitação de operadores
O Programa de Parcerias de Investimentos, representado pela assessora Maria Stela Miglorancia, participou do Encontro Empresarial Brasil-Espanha 2024, realizado em 7 de março, em São Paulo. O evento, abrilhantado pela presença do Presidente Pedro Sanchez e forte comitiva empresarial, teve como propósito discutir temas de comércio e investimentos, além de abordar estratégias para promover novas oportunidades nas relações entre Brasil e Espanha.
Na ocasião, foram abordadas as principais diretrizes em comum entre as carteiras de projetos do PPI e do Novo PAC. As novas ações do governo por meio das 173 medidas institucionais trabalhadas no Novo PAC serão úteis para impulsionar o investimento estrangeiro. O vultoso 1,7 trilhão em investimentos em infraestrutura também foi tópico de interesse.
A presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na abertura do evento, fortaleceu a agenda. De acordo com o ministro, boas oportunidades estão em foco, tanto para construtoras quanto para grandes empresas que buscam por parcerias bilaterais. “Essa parceria e diálogo são muito benéficos para o País porque na hora que a gente traz investimentos econômicos e desenvolvimento econômico, isso se traduz em geração de emprego e renda para o povo brasileiro”, destacou o ministro.
Brasil & Espanha
Quinta economia da Europa, a Espanha é o quarto país em estoque de Investimentos Estrangeiros Diretos (EID) no Brasil. No setor aeroportuário, por exemplo, a concessionária Aena destaca-se como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, gerenciando 17 aeroportos que correspondem a cerca de 20% do tráfego aéreo nacional, e é a nova responsável pelo aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A parceria entre Brasil e Espanha abrange diversas áreas de colaboração, como troca de experiências em gestão portuária, operações logísticas, segurança marítima, desenvolvimento sustentável e capacitação de operadores. Recentemente, houve promoção de curso sobre Transição Energética e Descarbonização de Portos, que incluiu visitas técnicas ao Porto de Valência e a Puertollano, em Valência e Madri.
Além disso, há participação de empresas espanholas em projetos de infraestrutura em setores como Óleo e Gás, Energia, Distribuição de Água e Tratamento de Esgoto. Com a visita de alto nível, novas trocas serão esperadas. A cooperação em projetos de ferrovias e Tecnologia da Informação devem trazer novos temas para a pauta entre os países.

Renato de Souza Meirelles, Presidente da CAF Brasil; Maria Stela Miglorancia, CP3P-F, Assessora Internacional do PPI; Elisa Carbonell, Conselheira Delegada do ICEX; Fabio Kono, Assessor de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, e Marcelo Bernardino,CEO/Country manager para o Brasil – Indra Services.