Fórum ABDIB 2025: Secretário do PPI propõe modernização do Ibama e parcerias para acelerar licenciamento ambiental

Lideranças de todos os setores da infraestrutura estiveram reunidas no Fórum ABDIB 2025, que teve como tema central “Infraestrutura: Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”.

Atualizado em 16/06/2025

Promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), o evento tem como propósito integrar autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de executivos das principais empresas do setor, especialistas e lideranças nacionais, em uma série de painéis temáticos voltados aos desafios e oportunidades da infraestrutura no Brasil. Este ano marca também o aniversário de 70 anos da ABDIB, uma trajetória dedicada à promoção do desenvolvimento e da competitividade no setor.

Um dos momentos de destaque foi o painel “O Papel das Instituições da República para a Segurança Jurídica e o Desenvolvimento da Infraestrutura”, que contou com a participação do Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti, do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, do Deputado Federal Arnaldo Jardim e do Presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas. A mediação ficou a cargo de Murillo de Aragão, CEO da Arko Advice.

Durante o debate, o Secretário Marcus Cavalcanti foi questionado sobre um dos principais entraves aos projetos de infraestrutura: o licenciamento ambiental. Ele destacou que a estrutura do Ibama tem sido gradualmente defasada ao longo dos anos, especialmente durante a gestão anterior.

“Um dos problemas é a deficiência de pessoal, que o órgão ambiental tem tentado contornar por meio da realização de concurso público, além de outras ações estruturantes”, explicou Cavalcanti.

O Secretário também apontou que estão sendo buscadas alternativas por meio de parcerias com entidades públicas e privadas, com foco em três eixos estratégicos: investimento em tecnologia (equipamentos e sistemas), mapeamento e melhoria de processos, e capacitação técnica.

“Essas soluções contribuem para aprimorar a relação entre os órgãos ambientais e os empreendedores. Ao promover parcerias que viabilizam a adoção de tecnologias e sistemas mais eficientes, e ao investir na capacitação tanto de servidores públicos quanto de profissionais da iniciativa privada, é possível tornar o licenciamento ambiental mais ágil, com processos bem estruturados e prazos mais previsíveis”, afirmou.

Fórum ABDIB 2025: este ano o Fórum conta com a presença de 70 CEOs e centenas de representes da indústria de infraestrutura. O Fórum reúne o público ao longo do dia em oito painéis com assuntos como a segurança jurídica e desenvolvimento da infraestrutura, regulação do setor elétrico e as necessidades específicas dos setores de transportes e logística, saneamento, infraestrutura social além da COP-30 e os BRICS.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
PÁGINA INICIAL / HOME
QUEM SOMOS
NOTÍCIAS

Ultimas Notícias

Multimídia