G20: PPI participa de evento paralelo do Grupo de Trabalho de Infraestrutura em Foz do Iguaçu

Delegados do IWG debateram desenvolvimento sustentável da infraestrutura natural. O Secretário Adjunto Andrey Goldner representou o PPI no painel

Atualizado em 02/07/2024

O auditório do Parque Nacional de Foz do Iguaçu recebeu, na tarde desta quarta-feira (26/6), o evento paralelo “Desenvolvimento Sustentável de Infraestrutura Natural”, do Grupo de Trabalho de Infraestrutura (IWG, na sigla em inglês) da Trilha de Finanças do G20. A mediação do evento, organizado pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi feita pelo Secretário Adjunto de Projetos Especiais, Andrey Goldner Silva. A abertura foi realizada pelo subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda, Antonio Freitas, e pelo coordenador do IWG, Marden Barboza. 

“Hoje teremos a oportunidade de ouvir especialistas sobre pontos críticos da gestão de infraestrutura natural, financiamento verde e estratégias para mobilizar capital público e privado para ativos verdes”, afirmou Freitas. O subsecretário destacou que um dos objetivos do evento é a apresentação de experiências bem-sucedidas em gestão de infraestrutura natural, concessões e Parcerias Público-Privadas.

Já o coordenador do IWG, Marden Barboza, considera que o evento é uma oportunidade única de conectar o G20. “Temos aqui especialistas, profissionais e a sociedade civil e tenho certeza que as discussões de hoje serão muito ricas para todos”, opinou.

O diretor-executivo do Parque Tecnológico de Itaipu também fez uma introdução aos presentes. “Estamos em um local simbólico, somos símbolos não só de maravilhas naturais, mas de cooperação internacional e desenvolvimento sustentável”, disse o professor Irineu Colombo, diretor-executivo do Parque Tecnológico da Itaipu.

Paineis

Moderado pelo secretário adjunto de Projetos Especiais do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, Andrey Goldner, o primeiro painel versou sobre a gestão de modelos de infraestrutura natural para mobilização de capital. Participaram Carla Guaitaneli, coordenadora geral de Uso Público e Negócios do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade; o diretor de Concessões do Serviço Florestal Brasileiro, Renato Rosenberg; e o CEO da Urbia + Cataratas, Munir Calaça.

Os destaques do primeiro painel foram o compartilhamento de experiências de gestão, o equilíbrio entre interesses econômicos e a conservação, a apresentação dos avanços da legislação brasileira na área de mercado de carbono e gestão de recursos naturais, bem como exemplos de parcerias privadas.

Já no segundo painel, moderado pelo especialista em Parcerias Público Privadas do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Pablo Pereira, o tema foi a mobilização de capitais privados para o desenvolvimento de ativos verdes. Os especialistas convidados foram a superintendente de Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciene Machado; a Sócia da EY Brasil e Vice-Líder LATAM de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, Ana Luci Grizzi; e o diretor-gerente da S&P Global Rating, Kurt Forsgren.

Casos de financiamentos do BNDES, exemplos de estruturas de fundações, diminuição de riscos no financiamento de novos projetos e formas de compartilhamento de experiências para poder dar um gás no mercado de carbono no país, foram alguns dos destaques do segundo painel.

Também conhecida como infraestrutura verde, a infraestrutura natural se refere aos recursos naturais e soluções baseadas em natureza que minimizam desastres naturais. Elas podem ainda ser fonte de abastecimento de água, reduzir inundações, erosão e escoamento. Uma das características dessas estruturas é oferecer benefícios múltiplos aos seres humanos, especialmente nas áreas urbanas, provendo serviços essenciais para as sociedades de maneira sustentável.

 

O encontro teve transmissão pelo YouTube do BID.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
PÁGINA INICIAL / HOME
QUEM SOMOS
NOTÍCIAS

Ultimas Notícias

Multimídia