Home > Notícias > Governo de Minas Gerais lança nova consulta pública para ...
Governo de Minas Gerais lança nova consulta pública para PPP de unidades de atendimento socioeducativo
Foi aberta hoje (22) consulta pública para a PPP das unidades socioeducativas de Betim e Santana do Paraíso e ficará disponível por 30 dias.
Atualizado em 22/11/2024
A consulta pública sobre o edital de Parceria Público-Privada (PPP) cujo objeto é a construção, implantação, operação e manutenção de duas unidades de atendimento socioeducativo no Estado foi aberta hoje, 22 de novembro, pelo Governo de Minas Gerais. O novo período de consulta se estenderá por 30 dias, permitindo a manifestação da sociedade sobre o projeto.
O material divulgado reflete a incorporação de contribuições recebidas anteriormente para aprimorar o projeto, que foi estruturado pela CAIXA em cooperação com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). A iniciativa foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão – FEP, sob coordenação da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI).
Os centros de atendimento socioeducativo serão implantados nos municípios de Betim e de Santana do Paraíso. O projeto contempla um aporte de aproximadamente R$32 milhões da União para o empreendimento por meio de contrato de repasse firmado. As unidades oferecerão serviços de acompanhamento multidisciplinar, buscando a reintegração social de adolescentes em privação de liberdade.
Com a entrada das unidades em operação, o objetivo é desativar centros atuais que apresentam problemas de infraestrutura, proporcionando um ambiente mais adequado para o atendimento socioeducativo.
O contrato terá duração de 30 anos, e o parceiro privado será responsável pela construção e manutenção da infraestrutura e pela prestação dos serviços previstos. Os centros serão de propriedade do Estado e o ente público continuará responsável por gerir e monitorar a política pública, assegurando o cumprimento da legislação e mantendo sob sua responsabilidade atividades relacionadas à segurança e à integridade dos adolescentes, realizadas por agentes públicos.
A reabertura da consulta pública reafirma o compromisso do Governo de Minas Gerais com a participação social e a melhoria contínua dos projetos destinados a adolescentes no sistema socioeducativo.