Governo lança edital para construção do túnel Santos-Guarujá

Qualificada no PPI, a parceria público-privada é considerada maior obra de infraestrutura do Novo PAC em termos de Orçamento Geral da União

Atualizado em 14/03/2025

O edital para a construção do Túnel Santos-Guarujá, o primeiro túnel submerso do Brasil e uma obra aguardada por quase 100 anos, foi lançado nesta quinta-feira (27) no Parque Valongo, em Santos (SP), em um evento que reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin,  o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa,  o governador do Estados de São Paulo, Tarcísio de Freitas e demais autoridades. O empreendimento vai receber investimentos de R$ 6 bilhões e faz parte de uma parceria entre os governos Federal e Estadual, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos.

O ministro Rui Costa afirmou que o governo voltou a implementar, desde 2023, ações que coloquem em primeiro lugar o interesse do país e da sociedade. “Ao planejar obras de infraestrutura que ultrapassarão o seu mandato, o senhor está pensando no futuro deste país”, ressaltou, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente Lula defendeu que uma relação civilizada entre os Entes Federados é a situação de normalidade em uma Nação. “Ninguém precisa concordar com ninguém, ou ser da mesma religião, torcer para o mesmo time. O que nós temos que ter em conta é o que estamos fazendo quando a gente governa uma cidade, um estado ou um país. Nós fomos eleitos para compartilhar o nosso esforço e fazer com que o povo sinta prazer em ser governado por alguém que está preocupado com ele”, avaliou.

O Túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel submerso do Brasil e o maior da América Latina. Cerca de R$ 5,8 bilhões, entre recursos da União e do Estado de São Paulo, serão investidos na construção. O projeto é uma parceria público-privada, que contou com a participação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) na qualificação.

Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, o túnel contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas. Atualmente, mais de 21 mil veículos passam diariamente pelas duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. 

Foto: Ricardo Stuckert/PR
VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
PÁGINA INICIAL / HOME
QUEM SOMOS
NOTÍCIAS

Ultimas Notícias

Multimídia