Será realizado nesta sexta-feira (5/9), às 16h, na sede da B3, em São Paulo, o leilão para a concessão do Túnel Santos-Guarujá, a primeira travessia submersa do Brasil. O projeto foi estruturado com apoio da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o túnel terá aporte público de até R$ 5,14 bilhões, divididos entre o governo estadual e o governo federal, além de recursos da iniciativa privada. A concessionária vencedora ficará responsável pela construção, operação e manutenção da infraestrutura pelo prazo de 30 anos.
O empreendimento terá 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos com módulos de concreto instalados no leito do canal portuário. O projeto inclui três faixas de rolamento em cada sentido, uma delas adaptada para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia, passagem para pedestres e galeria de serviços.
A construção do túnel vai reduzir a travessia para cerca de dois minutos, resolvendo um problema histórico de mobilidade. Atualmente, mais de 28 mil pessoas utilizam balsas, catraias e a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que pode levar até uma hora. O túnel vai melhorar a capacidade do Porto de Santos, impulsionar o desenvolvimento econômico local e criar empregos diretos e indiretos.
Acompanhe a transmissão pelo canal da B3 no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Ht_Y86Vz-aY
Foto: MPA/Divulgação
