
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI/CC/PR) anunciaram hoje a abertura da Consulta Pública para a concessão da Etapa 2 do Projeto Público de Irrigação Platôs de Guadalupe, situado no Estado do Piauí.
O projeto pretende concluir a infraestrutura de irrigação, ocupar áreas para produção agrícola e garantir a manutenção e operação do sistema. O prazo para sugestões e contribuições é de 30 dias, iniciando-se em 29/05/2024.
O Projeto Público de Irrigação Platôs de Guadalupe está localizado no município de Guadalupe, às margens do lago formado pela Barragem da Usina Hidrelétrica de Nova Esperança, no rio Parnaíba, a cerca de 360 km de Teresina. O investimento federal até o momento soma R$ 345 milhões, possibilitando a implementação de grande parte da infraestrutura, incluindo captação, bombeamento, canal principal e fornecimento de energia elétrica. A Etapa 1 abrange 3.536 hectares, dos quais 3.000 já estão em operação.
A concessão prevê a implantação de infraestrutura de irrigação e a exploração agrícola de uma área total de 15.442 hectares, sendo 10.238 hectares irrigáveis. A concessionária será responsável pela operação e manutenção da infraestrutura de irrigação compartilhada pelas Etapas 1 e 2, além da infraestrutura de uso exclusivo da Etapa 2. A concessão também prevê a possibilidade de transferência de propriedade das terras, caso a concessionária cumpra metas relacionadas à implantação da infraestrutura e à exploração agrícola da área concedida.
Para mais informações e acesso aos documentos clique aqui.


Vista da captação e do reservatório pulmão da Área Sul do PPI Platôs de Guadalupe |