Home > Notícias > Município de Foz do Iguaçu/PR vai modernizar mais de 52 m...
Município de Foz do Iguaçu/PR vai modernizar mais de 52 mil pontos de iluminação pública
Os benefícios incluem a melhoria da segurança pública e qualidade de vida para cerca de 108 mil habitantes, a promoção do uso noturno de espaços públicos
Atualizado em 11/04/2024
Localizada na chamada tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, Foz do Iguaçu é uma cidade única, onde é possível estar em 3 países em um único dia. Um dos destinos mais visitados no nosso país, a cidade possui diversos atrativos para quem ama estar em contato com a natureza e vivenciar diferentes culturas. Esse importante polo turístico se tornará ainda melhor para os moradores e visitantes após a realização do leilão de Iluminação Pública realizado dia 2 de abril, na B3. O Consórcio Foz Iluminada ofertou lance de 35,3% de deságio sobre os valores iniciais.
O consórcio será responsável por modernizar, expandir, manter, operar e otimizar energeticamente mais de 52 mil pontos de iluminação pública ao final da concessão. Além disso, o município receberá investimentos de cerca de R$ 61 milhões do parceiro privado para aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços de iluminação, com redução do consumo de energia elétrica em aproximadamente 47% para o setor público.
O projeto contou com o assessoramento técnico da CAIXA, o apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP), sob a coordenação da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) da Casa Civil da Presidência da República, além do apoio do Ministério das Cidades. A estruturação do projeto da PPP contou com o apoio da International Finance Corporation (IFC) e do Global Infrastructure Facility (GIF), vinculados ao Grupo Banco Mundial, para transferência de tecnologia e suporte aos estudos por meio de consultorias especializadas. O valor estimado do contrato da PPP de Iluminação Pública para os próximos 13 anos é de R$ 190,8 milhões.
A PPP de Iluminação Pública permitirá aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população, por meio de um modelo de gestão focado na eficiência e nos resultados operacionais. Também possibilitará a modernização das infraestruturas existentes e investimentos sustentáveis ao longo do contrato. Além da atualização tecnológica dos pontos de luz para LED, o projeto contempla a expansão da iluminação para áreas atualmente desprovidas, bem como destaque para 18 monumentos e edifícios públicos, iluminação de faixas de pedestres, ciclovias e ciclofaixas.