PPI acompanha avanços na construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste 
Atualizado em 14/05/2024

Entre os dias 19 e 21 de abril de 2024, uma equipe composta por representantes do Programa de Parcerias de Investimentos, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério dos Transportes, Infra S.A. e Tribunal de Contas da União realizou uma visita técnica às frentes de obra da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), a partir de Mara Rosa/GO, percorrendo os lotes de 1 a 4.

A FICO faz parte de uma política de desenvolvimento logístico do Brasil para interligar os pólos produtores de grãos do Centro-Oeste até a Ferrovia Norte Sul e à Ferrovia de Integração Oeste-Leste. A equipe testemunhou um significativo progresso nas obras desde a última visita técnica, realizada em outubro de 2023, observando-se a conclusão de muitas Obras de Arte Corrente, como bueiros celulares e tubulares, o avanço das Obras de Arte Especiais (pontes e passagens inferiores), além de trechos com a infraestrutura da via já pronta, incluindo a drenagem superficial. Um trecho próximo à futura junção com a Ferrovia Norte-Sul já conta com lastro, dormentes e trilhos lançados. Destaque também para a ponte sobre o rio Crixás, onde as obras avançam consideravelmente.

O projeto da FICO foi dividido em duas etapas de construção. O primeiro trecho, compreendendo 383 quilômetros, está sendo construído pela Vale e interliga os municípios de Mara Rosa, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Terezinha, Crixás, Nova Crixás e Aruanã, em Goiás, e também os municípios de Cocalinho, Nova Nazaré e Água Boa, em Mato Grosso. A segunda etapa será entre os municípios de Água Boa até Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.

A próxima visita técnica à obra está prevista para outubro de 2024.

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