PPI realiza visita técnica no Texas para a troca de conhecimento sobre recursos não convencionais

Os Estados Unidos são o maior produtor de gás não convencional do mundo

Atualizado em 23/05/2024

O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Brasil embarcou em uma missão técnica ao Texas, Estados Unidos, visando aprofundar os conhecimentos na indústria de recursos não convencionais. Representando o PPI, o  Diretor de Programa, João Henrique Nascimento, da Secretaria Especial do PPI, contou com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Houston e da Brazil-Texas Chamber of Commerce (BRATECC), representada por Helder Waiandt, Corporate Secretary – Board Director.

A primeira parada da delegação foi na Railroad Commission of Texas, onde foram recebidos pelo senhor Bill Black, Chief of Staff and Legal Counsel. Durante a visita, foram discutidos diversos tópicos relevantes, incluindo um possível acordo de cooperação para consultas futuras sobre a regulação de produção de hidrocarbonetos no ambiente onshore. Um dos aprendizados adquiridos foi resultado de  estudos conduzidos pelo Bureau of Economic Geology da Universidade do Texas, que apontaram importantes aprimoramentos para a mitigação de risco que estão contribuindo para a definição de melhorias nas boas práticas de produção. 

A regulação da produção de hidrocarbonetos nos EUA apresenta diferenças quando comparada com a do Brasil, especialmente no que diz respeito aos direitos de propriedade dos recursos naturais, que nos EUA é do proprietário da terra. 

Em seguida, a delegação visitou o campo de produção de não convencionais da CNOOC USA. Liderados pelo Senhor Wenbo Liu, Vice Presidente da CNOOC Energy USA, o grupo teve a oportunidade de conhecer de perto as operações de produção, incluindo os poços produtores e as unidades de tratamento da produção. 

Atualmente, os produtores de recursos não convencionais nos EUA estão em uma fase de busca por disciplina financeira para equilibrar investimento, produção e retorno na exploração e produção.

As visitas técnicas proporcionam valiosos aprendizados para o PPI. Segundo o Diretor, “A interação com a Railroad Commission abriu um canal de comunicação essencial para compreender as práticas regulatórias no Texas, enquanto a visita à CNOOC USA permitiu uma experiência direta com as operações de produção.”

Na foto, da esquerda para a direita: Renato de Alencar Lima Cônsul Adjunto Chefe do SECTEC, Consulado do Brasil em Houston,Bill Black, Chief of Staff and Legal Counsel da RAILROAD Commission, João Henrique Nascimento Diretor de Programa da SEPPI e Helder Waiandt, BRATECC Brazil-Texas Chamber of Commerce

Da esquerda para a direita: Chris Seibel, Senior Manager CNOOC USA; Helder Waiandt, BRATECC; Ashley Roy, Manager CNOOC USA; Wenbo Liu, CEO CNOOC USA; João Henrique Nascimento, PPI; Kevin Haehae, Senior Geologist CNOOC USA; Rick Sumrall, Vice President CNOOC; Renato de Alencar Lima, Cônsul Adjunto; SECTEC, Consulado do Brasil em Houston

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
PÁGINA INICIAL / HOME
QUEM SOMOS
NOTÍCIAS

Ultimas Notícias

Multimídia