O consórcio Conecta Ribeirão Preto venceu a concorrência pública realizada nesta sexta-feira (7/7), na B3 em São Paulo. Estruturado com recursos do FEP CAIXA, o projeto obteve deságio de 43,7% no valor máximo previsto.
Em mais um leilão bem-sucedido nesta sexta-feira (7/7), o projeto da Parceria Público-privada (PPP) da iluminação pública de Ribeirão Preto, realizado na B3, em São Paulo (SP), consagrou como vencedor o consórcio Conecta Ribeirão Preto, com deságio de 43,7% no valor previsto para pagamento mensal da execução do projeto e prestação dos serviços.
O projeto foi selecionado por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPPs (FEP), coordenado pela Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI-CC-PR) e executado pela Caixa. Os estudos contaram ainda com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility (GIF), vinculados ao Grupo Banco Mundial. A modelagem deste projeto também contou com a assessoria das consultorias E&Y, Manesco, Arcitech e Studio 3k.
O valor previsto em contrato para os investimentos é da ordem de R$ 103 milhões ao longo de 13 anos, e prevê a modernização integral dos mais de 96 mil pontos do parque de iluminação da cidade, proporcionando maior segurança e melhoria na qualidade de vida da população.
“Manifestamos a confiança no trabalho e nos resultados alcançados por todos os envolvidos na modelagem e estruturação do projeto de Iluminação Pública de Ribeirão Preto. No papel de articulação e apoio institucional do Governo Federal, a SEPPI tem como importante instrumento de apoio o FEP, que surgiu para atender às demandas dos movimentos municipalistas”, declarou o Secretário Especial da SEPPI, Marcus Cavalcanti.
Além dos pontos que terão as luminárias convencionais substituídas por tecnologia LED, haverá ampliação da iluminação em mais 12.751 pontos, entre avenidas, ruas e praças de todas as regiões da cidade. As faixas de pedestres também terão iluminação específica, totalizando 3.028 locais, assim como 2.107 pontos de ciclovias e ciclofaixas na cidade.
Em seu pronunciamento, o prefeito Nogueira Duarte pontuou as vantagens para os munícipes. “Serão substituídas as lâmpadas de metal pesado por lâmpadas LED que, além de não poluentes, contribuirão para a segurança pública da nossa cidade, para a criação mais propícia de um ambiente de negócios, de turismo, para a segurança viária e com um ganho de sustentabilidade, sem onerar o tesouro municipal, além do recolhimento da contribuição de iluminação pública que já é feita há muitos anos”, explicou o prefeito.
Nogueira também afirmou que Ribeirão Preto passará a contar com maior agilidade no atendimento dos chamados para manutenção em iluminação, “Desobrigando o setor público de executar essa tarefa, que também passa a ser de responsabilidade da concessionária, além de uma melhor gestão de operação e manutenção a longo prazo”, complementou o chefe do Executivo.
Para rever a transmissão do leilão, clique aqui.