
Os investimentos são estimados em R$ 33 milhões para a modernização dos mais de 30 mil pontos de iluminação pública da cidade ao longo de 13 anos.
A Prefeitura de Timon/MA promoverá, no dia 22 de setembro, a partir das 9 horas, Audiência Pública do projeto de PPP de Iluminação Pública, que abrange os serviços de instalação, modernização, eficientização, expansão, gestão, operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública pelo prazo de 13 anos. A Audiência Pública ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores de Timon de forma presencial e com transmissão online para apresentação do Projeto.
O projeto foi selecionado por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPPs (FEP), coordenado pela Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) da Casa Civil da Presidência da República e teve o apoio do Ministério das Cidades. Para a sua execução, o projeto contou com a assessoria técnica da CAIXA, além do suporte técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e da Global Infrastructure Facility, ligados ao Grupo Banco Mundial.
Por meio dessa PPP, serão modernizados mais de 30 mil pontos de iluminação pública, com uso de tecnologia em LED e telegestão, mudanças que ensejarão a redução do consumo de energia, melhorando a qualidade dos serviços e valorizando os espaços urbanos, como os pontos turísticos importantes da cidade, além de contribuir para o aumento da sensação de segurança dos cidadãos. Serão beneficiados cerca de 174 mil habitantes.
Além da Audiência Pública presencial, a Prefeitura de Timon disponibiliza os documentos do projeto para análise dos cidadãos durante a fase de Consulta Pública sobre a PPP de iluminação pública no período de 06/09 a 09/10/2023. Os interessados podem
obter todas as informações no endereço eletrônico: https://ppp.timon.ma.gov.br/novo/index.html.
Os interessados estão convidados a participar da Audiência Pública para oferecer seus comentários e contribuições ao projeto. Timon é o quarto município em população do estado do Maranhão, e o quinto em arrecadação de ICMS. Está inserido na Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Ride) e tornou-se ponto estratégico para o desenvolvimento dessa região. A economia do município é voltada para os pequenos negócios e para a agricultura de subsistência. O setor do comércio e serviços é o que mais cresce e já representa 60% da economia do município, sendo as principais atividades geradoras de receita. No setor industrial, destacam-se principalmente a indústria ceramista e de movelaria.
Estima-se um investimento de cerca de 33 milhões de reais para a modernização dos mais de 30 mil pontos de iluminação pública da cidade ao longo de 13 anos. Isso não apenas melhorará a qualidade de vida da população, mas também reduzirá os impactos ambientais, tornando a cidade mais segura e dinâmica, promovendo o uso frequente de espaços públicos durante a noite.
Além disso, o projeto incluirá a implantação de iluminação especial em oito dos principais pontos turísticos e de destaque da cidade, valorizando ainda mais o patrimônio cultural local. Praças, parques e calçadões, faixas de pedestres e ciclovias também serão beneficiados, contribuindo para a revitalização dessas áreas de convívio e lazer dos espaços urbanos, vilas e povoados.

Divulgação/Prefeitura de Timon/MA