


ATUALIZADO
ATUALIZADO
A prorrogação antecipada do contrato de concessão da MRS Logística S.A foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) na 2ª Reunião do Conselho do PPI, por meio da Resolução nº 10, de 07/03/2017, convertida no Decreto nº 9.059, de 25/05/2017. Os benefícios esperados a partir da prorrogação do contrato atual, por mais 30 anos, serão a obrigatoriedade de investimentos em segurança e o aumento de capacidade, que serão pactuados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A prorrogação, que terminará em 30 de novembro de 2026, também vai antecipar investimentos, que seriam feitos apenas a partir de 2027.
A MRS Logística atua nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, daí a sua sigla. Possui uma malha com 1.686 km de extensão, em bitola larga (1,60 m) ou mista. A principal mercadoria transportada é o minério de ferro, com origem nas minas do entorno de Belo Horizonte e destino a diversos portos exportadores do Rio de Janeiro, percorrendo a Ferrovia do Aço (trecho Jeceaba-Saudade). Os vagões vazios retornam pela Linha do Centro, que liga o Rio de Janeiro a Belo Horizonte, num sistema de carrossel. Opera ainda a linha do Rio de Janeiro a São Paulo e a linha de Santos a Jundiaí, onde faz conexão com a Rumo Malha Paulista. A MRS detém os acessos ao Porto de Santos pelas margens direita e esquerda. Tem como característica principal a operação por cremalheira na descida da Serra do Mar, com 800m de desnível e rampas de 8 a 10%.
As principais mercadorias movimentadas em 2018, em milhares de toneladas úteis, foram:
Grande parte da outorga deste projeto poderá ser direcionada para investimentos de interesse público, como novos investimentos na própria malha ou em outras intervenções da malha ferroviária nacional (investimentos cruzados). Essas melhorias serão uma obrigação da concessionária.
Histórico – A MRS Logística S.A. obteve a concessão da Malha Sudeste, pertencente à Rede Ferroviária Federal S.A., no leilão realizado em 20/09/1996. A outorga dessa concessão foi efetivada pelo Decreto Presidencial de 26/11/1996, publicado no Diário Oficial da União de 27/11/1996. A empresa iniciou a operação dos serviços públicos de transporte ferroviário de cargas em 01/12/1996.
Área de Atuação | Minas Gerais | ||
Rio de Janeiro | |||
São Paulo | |||
Extensão das Linhas | Bitola 1,60m | 1.632 km | |
1,00/1,60m | 42 km | ||
Total | 1.674 km | ||
Pontos de Intercâmbio com Ferrovias | |||
FCA | Barão de Angra – RJ | ||
Bárbara – RJ | |||
Eng.º Lafaiete Bandeira – MG | |||
Barreiro – MG | |||
Miguel Burnier – MG | |||
Três Rios – RJ | |||
EFVM | Ouro Branco – MG | ||
ALLMP – América Latina Logística Malha Paulista S.A. | Jundiaí-SP | ||
Lapa – SP | |||
Perequê – SP | |||
SUPERVIA | Km 64 | ||
Japerí | |||
Pontos de Interconexão com Portos | |||
Rio de Janeiro – RJ | |||
Sepetiba – RJ | |||
Santos – SP |