O Decreto 10.725 de 22 de junho de 2021, qualificou o Novo Hospital da Criança, localizado no município de Guarulhos, Estado de São Paulo, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, para fins de realização de estudos para alternativas de parcerias com a iniciativa privada, com vistas à implantação e à adaptação das instalações do referido Hospital para a melhoria do atendimento ao público.
O projeto prevê a implantação de novo equipamento de saúde com ampliação significativa da capacidade de atendimento à população infantojuvenil. Faixa etária de atendimento: usuários até 19 anos, 11 meses e 29 dias (exceto CER, serviço de imagem e laboratório de análises clínicas, que poderão atender todas as idades).
Serviços propostos: Pronto Socorro (porta aberta) nas seguintes especialidades: pediatria, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, bucomaxilofacial, psiquiatria; e UTI Pediátrica, Hospital Dia, Enfermarias e Psiquiatria.
O projeto prevê ainda a implantação de um complexo cirúrgico com 3 salas cirúrgicas em funcionamento contínuo, ambulatório com 6 consultórios atendendo diversas especialidades, centro de reabilitação (unidade voltada para o atendimento especializado de pessoas com deficiência), estrutura de apoio técnico e logístico como farmácia, lactário, rouparia, manutenção e outros.
A estruturação está sendo realizada pelo Município de Guarulhos em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A modelagem é realizada pelo Consórcio Modelagem Hospital Guarulhos ( formado por Houer Consultoria e Concessões Ltda., Maciel Rocha Advogados e NBC Arquitetura e Construções Ltda. e Estel Engenharia Ltda), contratado pelo BNDES para apoio na prestação de serviços técnicos e elaboração dos estudos pelo pregão eletrônico 32/2020.
Esta PPP, na modalidade concessão administrativa, vai construir, em um novo terreno próprio da prefeitura, equipar, operar e manter todos os serviços do novo hospital, o denominado modelo integrado une no escopo de apenas um contrato os serviços de assistências (Bata Branca) e de apoio à gestão hospitalar (Bata Cinza).
A prestação de serviços do novo Hospital Infantojuvenil de Guarulhos (HIG) seguirá os princípios de universalidade e gratuidade, garantidos pela Constituição Federal, ao público-alvo do hospital no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais informações em: https://hubdeprojetos.bndes.gov.br/pt/projetos/Guarulhos-Hospital/5d0b52b7-189c-11eb-929e-0242ac11002b
https://agenciadenoticias.bndes.gov.br/detalhe/noticia/Prefeitura-de-Guarulhos-conclui-leilao-de-PPP-modelada-pelo-BNDES-para-novo-hospital-infantojuvenil/?utm_source=linkedin&utm_medium=social&utm_campaign=organico