Obras iniciadas, atualmente com a execução das sondagens.
Obras iniciadas, atualmente com a execução das sondagens.






O Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica (SRPSI) é uma concessão patrocinada (PPP) cujo objetivo é implantar, operar e manter um novo vetor de conectividade entre Salvador e a Ilha de Itaparica, reduzindo drasticamente as distâncias e os custos de deslocamento atuais feitos por ferry e vias alternativas longas.
O sistema é composto por cinco trechos: acessos viários em Salvador; a ponte em si (12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos os Santos); a chegada na Ilha de Itaparica; a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande); e a recuperação/duplicação da BA-001 até a cabeceira da Ponte do Funil.
A ponte Salvador-Itaparica é uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil e vai modificar a realidade socioeconômica de toda a Bahia. Serão beneficiados 250 municípios, com destaque para aqueles do Recôncavo Sul, Baixo Sul e Região Metropolitana de Salvador.
O Consórcio Ponte Salvador-Itaparica é formado pelas chinesas CR20 (China Railway 20 Bureau), CCECC (China Civil Engineering Construction Corporation / CCCC South America) e CCCC Ltd.
A concessão envolve a construção da ponte e a sua exploração, mediante cobrança de pedágio, por um prazo de 35 anos.