Restauração Florestal na Flona do Jamanxim/PA
Ultima atualizacao: 18/06/2025

Concessão para manejo florestal sustentável de aproximadamente 365 mil hectares, dos quais 222.195,24 hectares degradados da floresta são destinados para restauração florestal, recuperação de seus serviços ecossistêmicos e geração de emprego e renda para a comunidade local.

SITUAÇÃO ATUAL DO PROJETO

Estudo em andamento.


Estudo
Consulta Pública
Acórdão TCU
Edital
Leilão de Projeto
Contrato
Concluído
Em Andamento
A Realizar
25ª REUNIÃO
Meio Ambiente
SETOR
PA
ESTADO(S)
Reuniões
25ª REUNIÃO
Data Qualificação
21/06/2023
Tipo de Qualificação
PPI
Classificação do Tipo
Projeto (Federal)
Modalidade operacional
Concessão/Autorização
Detalhamento Modalidade Operacional
Concessão
ÓRGÃOS ENVOLVIDOS
SEPPI,BNDES,MMA,SFB,BID
ESTADO(S)
PA
INFORMAÇÕES DO PROJETO

A Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim é uma Unidade de Conservação de Uso Público Federal, criada pelo Decreto S/N, de 13 de fevereiro de 2006, com uma área aproximada de 1.301.120 hectares (ha) e está localizada no município de Novo Progresso, no estado do Pará, sendo limítrofe com o município de Itaituba. A área estimada para restauração florestal corresponde a 222.195,24 hectares.

Tendo em vista que a prática da recuperação florestal foi, recentemente, incorporada aos objetivos e finalidades do instrumento da concessão florestal, o projeto em questão foi qualificado no PPI em virtude do potencial de implementação de atividades econômicas que promovem o uso sustentável das florestas públicas na Amazônia.

Dessa forma, tal projeto permitirá a adoção de práticas florestais sustentáveis e a geração de emprego e renda, bem como a formalização de atividade econômicas ao longo da cadeia produtiva dos produtos madeireiros e não madeireiros. Além disso, a restauração florestal tem como objetivo a recomposição da cobertura com vegetação composta por espécies nativas da flora local, contribuindo com a recuperação dos serviços ambientais ofertados por formações florestais.

Nesse sentido, o projeto auxilia no cumprimento de um dos objetivos de criação das Florestas Nacionais e constitui uma alternativa à exploração madeireira predatória e ilegal.

O projeto contribuirá ainda com a proteção da biodiversidade posto que a Flona do Jamanxim possui uma alta diversidade florística com mais de 336 espécies de árvores. Na floresta foram registradas 343 espécies de aves, 81 espécies de anfíbios e répteis, 207 espécies de peixes e 46 espécies de mamíferos silvestres.

A qualificação da Flona de Jamanxim no PPI, por meio da Resolução CPPI n° 282, de 21 de junho de 2023, tem por objetivo a concessão florestal. O projeto prevê atividades de manejo sustentável e de restauração florestal, conferindo à concessionária o direito à produtos florestais madeireiros, oriundos da silvicultura de espécies nativas, e não-madeireiros e, ainda, a possibilidade de comercialização de crédito de carbono oriundo das áreas restauradas.

Resoluções e Decretos:

Resolução CPPI nº 282, de 21 de junho de 2023 – Opina pela qualificação no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI, das Florestas Nacionais do Jamanxim e do Trairão, localizadas no Estado do Pará, para fins de concessão florestal.

Decreto nº 11.806, de 28 de novembro de 2023 – Dispõe sobre a qualificação das Florestas Nacionais do Jamanxim e do Trairão, localizadas no Estado do Pará, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República.


Anexos
GEOLOCALIZAÇÃO
MULTIMÍDIA
VEJA OUTROS PROJETOS
PÁGINA INICIAL / HOME

Página Inicial

QUEM SOMOS
NOTÍCIAS

Ultimas Notícias

Multimídia