Serviços de resíduos sólidos urbanos, água e esgotamento sanitário – Município de São Simão/GO
Ultima atualizacao: 23/04/2025

PROJETO LEILOADO E CONTRATADO

SITUAÇÃO ATUAL DO PROJETO

Leilão realizado em 11/02/2022. A proposta vencedora foi apresentada pelo consórcio São Simão Saneamento, com proposta de multiplicador K de 0,9269 (valor a ser aplicado sobre a estrutura tarifária)

Aconteceu em São Paulo concessão integrada de água, esgoto e resíduos sólidos de São Simão

https://www.gov.br/economia/pt-br/orgaos/seppi/noticias-1/leilao-de-saneamento-do-crato-e-sao-simao-comprovam-a-viabilidade-das-parcerias-no-setor-de-saneamento-ate-em-municipios-menores


Estudo
Consulta Pública
Consulta Pública
Edital
Leilão de Projeto
Contrato
Início: 11/02/2019
Início: 07/12/2020
Fim: 26/02/2021
Início: 05/06/2021
Fim: 04/07/2021
Início: 26/10/2021
Fim: 11/02/2022
Início: 15/06/2022
1ª ConsultaPública
2ª Consulta Pública
Concluído
Em Andamento
A Realizar
2ª REUNIÃO
Saneamento
SETOR
GO
ESTADO(S)
20.645
POPULAÇÃO BENEFICIADA
49.330.812
CAPEX
Reuniões
2ª REUNIÃO
Data Qualificação
22/01/2018
Tipo de Qualificação
PPI
Classificação do Tipo
Apoio Federal às Concessões e Parcerias
Modalidade operacional
Concessão/Autorização
Detalhamento Modalidade Operacional
Concessão
PRAZO (ANOS)
35
ÓRGÃOS ENVOLVIDOS
MCID
ESTADO(S)
GO
TIPO DE ATIVO
Ativo novo
CAPEX
49.330.812,00 O projeto tem como meta a universalização dos serviços de abastecimento de água (99% dos domicílios atendidos) e esgotamento sanitário (coleta e tratamento dos esgotos de 90% dos domicílios) em até 5 anos, além da construção de um novo aterro sanitário para os resíduos sólidos urbanos, em 3 anos. As melhorias nos serviços de manejo de resíduos proporcionarão o encerramento de lixões e a reforma e ampliação da infraestrutura para separação dos resíduos, contribuindo para reduzir o volume de resíduos destinado ao aterro e a melhoria das condições de trabalho dos catadores.
OPEX
298.700.954,00
POPULAÇÃO BENEFICIADA
20.645
Beneficiários
20645
Critério do Leilão
Maior desconto
OUTORGA MÍNIMA
4.000.000,00
Tarifa/Contraprestação máxima
TARIFA/CONTRAPRESTAÇÃO EFETIVA
ÁGIO
-7,31%
Nº Participantes do Leilão
2
Empresas Participantes
1. Consórcio São Simão Saneamento (Orbis Engenharia- 80% e Vital Engenharia Ambiental - 20%);2. Consórcio Clear São Simão
Vencedor
Consórcio São Simão Saneamento (Orbis Engenharia- 80% e Vital Engenharia Ambiental - 20%)
INFORMAÇÕES DO PROJETO

A Lei n. º 12.305, de 2 de agosto de 2010, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tratando de seus princípios, objetivos e instrumentos, além das diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

Os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos são responsáveis pela organização e prestação direta ou indireta desses serviços, observados o respectivo plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, bem como as diretrizes da legislação vigente.

Diante das dificuldades encontradas pelo setor quando da organização e gestão dos serviços relacionados ao manejo de resíduos sólidos urbanos, a participação de agentes privados tem sido uma alternativa para assegurar capacidade de investimento, operação e manutenção dos serviços.

Apesar dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos contar com boa cobertura, a disposição final dos rejeitos ainda é um grande desafio. De acordo com os dados do SNIS, em 2017, cerca de 39% dos municípios dispõem seus resíduos sólidos de forma ambientalmente inadequada e o percentual de resíduos reciclados é inferior a 2%.

Além disso, a necessidade de estruturação dos serviços de abastecimento de água e, em especial, esgotamento sanitário se mostra essencial. O índice de cobertura com rede de esgoto no país está em torno de 52%, e apenas 46% dos esgotos gerados são tratados, conforme o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos de 2017, elaborado pelo SNIS.

A CAIXA, com recursos do FEP – Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e PPP (FEP CAIXA), está apoiando a estruturação de soluções viáveis sob o ponto de vista ambiental, social e econômico-financeiro relacionados ao manejo de Resíduos Sólidos Urbanos – RSU, adequados às orientações técnicas e institucionais dos órgãos do Governo Federal responsáveis pela implementação da Política Federal de Saneamento Básico (PFSB), Lei nº 11.445/2007, e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/2010.

O Consórcio EY/CONEN/LACAZ MARTINS/ZIGUIA foi contratado para desenvolver os serviços técnicos especializados de consultoria necessários à modelagem e estruturação de Concessão ou Parceria Público-Privada (PPP) destinadas à realização de investimentos, gestão e execução dos serviços de Saneamento Básico no município de São Simão/GO, incluindo Abastecimento e Distribuição de Água, Esgotamento Sanitário e Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos – RSU.

O que se espera é que seja estruturado um serviço além da disposição dos rejeitos em aterros sanitários. Visa-se estruturar serviços reciclando o máximo de resíduos sólidos passíveis de serem desviados do aterro sanitário, a partir de rota tecnológica inovadora, aumentando assim a vida útil dos aterros, por um lado, e por outro cumprindo o que determina a PNRS.

O serviço técnico especializado contratado é composto pelas seguintes atividades:

  1. Assessoramento técnico a ser prestado pela Caixa ao Ente.
  2. Consultoria técnica especializada para realização dos estudos de viabilidade e desenvolvimento dos documentos necessários para a licitação do Contrato de Concessão.

Os serviços para Estruturação da Concessão abrangem os aspectos técnicos de engenharia, econômico-financeiro, jurídico e socioambiental na elaboração de projetos, laudos, pareceres, relatórios e informações nas seguintes etapas:

  1. Estudos Preliminares – Concluído
  2. Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA): Concluído
  3. Validação Externa (Consulta Pública e Órgãos de Controle); Concluído. Consulta pública iniciada em 14/06/21 e Audiência pública realizada em 08/07/2021. Documentos foram disponibilizados em:  www.saosimao.go.gov.br (Consulta Pública Concessão de Manejo de Resíduos Sólidos, Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário).
  4. Licitação e Contratação.Licitação realizada em 11/02/2022 na B3.

OPEX estimado: R$ 299 milhões

CAPEX estimado: R$ 49 milhões


Anexos
VEJA OUTROS PROJETOS
PÁGINA INICIAL / HOME

Página Inicial

QUEM SOMOS
NOTÍCIAS

Ultimas Notícias

Multimídia