Qualificados no PPI, Rota Verde (GO) e lote 3 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná são concedidos na B3

O consórcio Rota Verde Goiás arrematou a concessão da Rota Verde (GO). Já a CCR S.A, representada pela corretora Terra Investimentos, ofereceu um desconto de 26,60% sobre a tarifa básica de pedágio do Lote 3 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná

Atualizado em 24/12/2024

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes (MT) leiloaram, nesta quinta-feira (12/12), a Rota Verde, em Goiás e o Lote 3 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná. Ambos os projetos estão qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos e contribuirão para a fortalecendo o papel estratégico como eixo logístico dos estados do Paraná e Goiás. Acompanhe o resultado das duas concessões. 

 

Rota Verde Goiás

O Consórcio Rota Verde Goiás arrematou a sessão pública e será o responsável pela administração da rodovia pelos próximos 30 anos. O leilão se deu pelo critério da menor tarifa, no qual a empresa vencedora apresentou o maior percentual de desconto sobre a tarifa básica de pedágio 18,07%. Foram quatro concorrentes que deram lances no certame. Sendo que três delas disputaram à viva-voz.

O trecho abrange o contorno de Goiânia até a interligação com a BR-153/GO, se estende pela BR-060 até Rio Verde e, de lá, pela BR-452, até Itumbiara. É um trajeto essencial para o escoamento de produtos agrícolas e de bens manufaturados, já que Rio Verde ocupa a posição de 2º maior produtor de grãos do Brasil e o primeiro lugar no estado. O segmento vai do entroncamento da BR-060/GO com o Anel Viário de Goiânia/GO até o ponto próximo ao entroncamento com o Contorno de Rio Verde/GO; além da BR-452/GO, do entroncamento com a BR-060 em Rio Verde/GO até o entroncamento com a BR-153 em Itumbiara/GO.

O projeto tem potencial de gerar 58.389 empregos diretos, indiretos e efeito-renda, com quase R$ 7 bilhões em investimentos previstos. Entre as melhorias estão duplicação de 31,1 quilômetros de rodovia, implantação de 122,7 quilômetros de faixas adicionais e de 28,9 quilômetros de vias marginais. Ainda estão previstas instalação de um PPD, 14 passarelas de pedestres, 36 pontos de ônibus e 11 passagens de fauna.

 

Lote 3 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná

A CCR S.A, representada pela corretora Terra Investimentos, ofereceu um desconto de 26,60% sobre a tarifa básica de pedágio, representando a proposta mais vantajosa entre os quatro proponentes presentes. Dessa forma, a empresa assume a responsabilidade para administrar e modernizar uma malha viária de 569,7 quilômetros, abrangendo trechos das BRs 369, 373 e 376, além das PRs 090, 170, 323 e 445, passando por 21 municípios. A disputa foi bastante acirrada, atraiu quatro proponentes e reflete a relevância estratégica do projeto, que prevê investimentos robustos e ampliação dos serviços rodoviários no estado.

Com 569,7 quilômetros de extensão, o Lote 3 inclui trechos das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445. Essas vias formam o chamado Corredor Norte, essencial para a logística do agronegócio, conectando o estado do Paraná ao Porto de Paranaguá, além de promover a integração com Santa Catarina e São Paulo. A região impactada abrange 22 cidades, incluindo Londrina, Ponta Grossa e Apucarana, que desempenham papéis centrais no setor produtivo.

A concessão também promete transformar a dinâmica regional, com a geração de mais de 143 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda. Além disso, o desconto para usuários frequentes e a possibilidade de pagamento automático com tags são iniciativas que beneficiam diretamente a população, reduzindo custos e incentivando o uso das rodovias.

As obras iniciais, como o Contorno de Apucarana (13,8 km), têm previsão de entrega para 2027. A concessão integra o Programa de Concessões Rodoviárias da ANTT, que busca modernizar a malha viária nacional, promovendo eficiência logística e fomentando o desenvolvimento econômico.

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