A concessão possui extensão de 594,8 km e contempla o trecho entre Cristalina, em Goiás, e Belo Horizonte, capital mineira
O leilão da concessão do lote rodoviário da BR-040, conhecido como Rota dos Cristais, estabeleceu um novo capítulo para a mobilidade no Brasil. Com uma extensão de quase 600 km, ligando Cristalina (GO) à Belo Horizonte (MG), o leilão atraiu a atenção de quatro concorrentes, tendo como vencedora a francesa Vinci Highways que se destacou ao arrematar o trecho com um desconto de 14,32% na tarifa de pedágio.
O projeto de concessão da BR-040/DF/GO/MG foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos na 12ª Reunião do Conselho do PPI por meio da Resolução nº 105, de 10/01/2020, convertida no Decreto nº 10.248, de 18/02/2020. Posteriormente, durante a realização dos estudos de viabilidade da rodovia, foi tomada a decisão de subdividir o projeto em 2 trechos a serem concedidos separadamente: BR-040 de Belo Horizonte/MG a Cristalina/GO, com extensão de 594 km, denominado Rota dos Cristais e a BR-040 de Cristalina/GO até o Distrito Federal, a ser concedido juntamente com o trecho da BR-153/060 entre Goiânia/GO e o Distrito Federal, denominado Rota Pequi.
Presente no leilão, o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin afirmou que o primeiro desafio do Brasil é aumentar os investimentos. “Estamos vendo aqui um importantíssimo ativo que traz produtividade, reduz custos, melhora a competitividade, ajuda o agro, a indústria, serviços e exportações. Obras como essa são setores fortemente geradores de emprego e aumento da economia”, ressaltou.
Rota dos Cristais
Com um investimento estimado de R$ 6,4 bilhões em infraestrutura e outros R$ 5,6 bilhões em custos operacionais ao longo dos 30 anos de contrato, a Rota dos Cristais promete não apenas melhorias significativas nas condições de tráfego, mas também a duplicação de 9,9 km e a construção de 342,9 km de faixa adicional, 61,6 km de vias marginais, 34 passarelas, 272 pontos de ônibus, 18 passagens de fauna, entre outros benefícios. Essas melhorias são fundamentais para garantir uma experiência mais segura e eficiente para os usuários.
Também haverá a instalação de um sistema avançado de monitoramento, incluindo 228 câmeras (20 delas dedicadas às passarelas), análise de tráfego, 28 painéis de mensagem entre fixos e móveis, além de detecção automática de incidentes.
A relicitação desse trecho, anteriormente concedido à Via 040 e agora sob a gestão do DNIT, representa um esforço conjunto em prol da modernização da infraestrutura rodoviária do país.
Próximos Leilões
O Governo Federal trabalha para a construção de um ambiente propício à melhoria e à expansão da infraestrutura e das oportunidades de investimento e emprego no nosso País. As perspectivas são promissoras. Até fim de 2024 estão previstos leilões de ativos federais nos mais diversos setores. Destes, cinco estão com data marcada. Confira a lista:
Transmissão de Energia (27 de setembro)
O segundo leilão de transmissão da ANEEL está previsto para o dia 27 de setembro. Na ocasião, serão oferecidas concessões de 848 km de novas linhas de transmissão e seccionamentos e 1.750 MVA em capacidade de transformação de subestações. Serão licitados cinco lotes, abrangendo a construção de empreendimentos localizados na Bahia, no Espírito Santo, em Minas Gerais, no Paraná, em São Paulo e em Santa Catarina. Os prazos de construção variam entre 42 e 60 meses. Prevê-se que os empreendimentos vão gerar 10,8 mil empregos.
BR-262/MG – Rota do Zebu – João Monlevade/MG e Viana/ES (31 de outubro)
O lote rodoviário “Rota do Zebu”, localizado na rodovia BR-262/MG, está inserido em Minas Gerais. Trata-se de trecho importante, pois faz um papel fundamental dentro da rede rodoviária nacional, por interligar dois pólos (Belo Horizonte e Uberaba/Uberlândia) de expressiva importância econômica (escoamento de minério, produtos agrícolas e consumo). Estão previstas obras de ampliação de capacidade e melhorias, manutenção e serviços operacionais.
BR-060/452/GO – CN1 – Rota Verde (12 de dezembro)
A concessão de trechos das rodovias BR-060/452/GO está inserida no estado de Goiás. Tratam-se de importantes trechos para a interligação rodoviária, para o escoamento da produção agrícola e demais bens manufaturados. Ao todo, nas obras de ampliação de capacidade, estão previstos 31,1 km de duplicação, 20 km de faixas adicionais em pistas duplas e 102,7 km de faixas adicionais em pistas simples. Em obras de melhoria, estão no projeto 28,9 km de vias marginais, 6 retornos em U, 10 retornos em X, 11 rotatórias alongadas, 161 acessos e 36 paradas de ônibus, além de 14 passarelas, dispositivos especiais, barragens acústicas, passagens de fauna e caixas de contenção de produtos perigosos.
Rodovias Integradas do Paraná- Lote 3 (12 de dezembro)
O Lote 3, com extensão de 569 km, inclui trechos das rodovias federais BR-369/373/376/PR e estaduais PR-090/170/323/445. O Lote 3, por meio da BR-376, BR-369 e PR/170, conecta São Luiz do Purunã (no entroncamento com a BR-277) a Jandaia do Sul, Mandaguari e Arapongas, passando pelas cidades de Ponta Grossa e Apucarana. Um segundo trecho do Lote 3 liga Mauá da Serra (no entroncamento com a BR-376) à divisa do Paraná com São Paulo, em Sertaneja, passando por Londrina. A concessão também inclui um trecho de 27 km da PR-090, ligando Sertanópolis a Ibiporã, na região metropolitana de Londrina.
Rodovias Integradas do Paraná- Lote 6 (19 de dezembro)
O Lote 6 faz parte da Malha Norte, abrangendo 30 cidades. Está planejada a duplicação de 462,4 km, mais da metade dos 662,1 km de rodovias a serem concedidos. Também serão adicionados 31,4 km de faixas adicionais e 87,1 km de vias marginais. A concessão abrange trechos estratégicos que conectam o Paraná a outros países, como a ligação com as Pontes da Amizade e da Fraternidade, em Foz do Iguaçu, que unem o Brasil ao Paraguai e à Argentina, respectivamente. O investimento previsto é superior a R$ 20 bilhões.
Foto: Diego Mendes