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Programa de Parcerias de InvestimentosPPI

Secretaria Especial do PPI

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Projeto Crescer

A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) conta com especialistas nas áreas de infraestrutura, finanças, engenharia, direito, economia e relações internacionais.

Sua missão é viabilizar o cumprimento dos objetivos do Programa, destinado à ampliação e fortalecimento da interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria para a execução de empreendimentos públicos de infraestrutura e de outras medidas de desestatização.

Para tanto, deve-se orientar pelos princípios da estabilidade das políticas públicas de infraestrutura; legalidade, qualidade, eficiência e transparência da atuação estatal; e garantia de segurança jurídica aos agentes públicos, às entidades estatais e aos particulares envolvidos.

  • Martha Seillier

    Secretária Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos

    Experiências:  Diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil (DERC) da Secretaria de Aviação Civil (SAC-PR), de 2011 a 2016, e coordenadora no Departamento de Política do órgão, em 2010. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente CEO da Infraero, em janeiro de 2018.

    Formação acadêmica:  Mestre em Economia pela Universidade de Brasília/UnB, é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com formação na Escola Nacional de Administração Pública/ENAP. Também é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília/UniCEUB e bacharel em Economia pela Universidade de Brasília/UnB.

    E-mail institucional:  agendappi@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4212

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  • Bruno Westin Prado Soares Leal

    Secretário Especial Adjunto

    Experiências:  Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), exerceu os cargos de Diretor na Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia e de Secretário de Estado de Fazenda Adjunto de Minas Gerais em 2015. Foi membro do Conselho de Administração da CEMIG nos anos 2015 e 2016. Também atuou como Diretor de Orçamento da SEST/SEDDM/ME em 2019.

    Formação acadêmica: 
    Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). 

    E-mail institucional:  bruno.leal@economia.gov.br

    Telefone institucional: 2025-4211

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  • Leonardo Rafael Machado de Freitas Maciel

    Secretário de Parcerias em Transportes

    Experiências:  É servidor público concursado da carreira de Analista da Previc (Autarquia Federal responsável pela fiscalização de fundos de pensão), desde 2013, onde exerceu também os cargos de Coordenador-Geral de Projetos Especiais e Coordenador nas áreas de monitoramento e de orientação em investimentos, e de de estudos e pesquisas atuariais, contábeis e de investimentos. Coordenou a área de outorgas na Secretaria de Aviação Civil, à época, vinculada à Presidência da República, onde atuou nas três primeiras rodadas de concessões de aeroportos brasileiros. Foi servidor concursado da ANAC, entre 2008 a 2013, na carreira de Analista-Técnico. Antes de ingressar no serviço público, atuou como consultor de empresas nas áreas de gestão de projetos e financeira.

    Formação acadêmica:  MBA em finanças pelo IBMEC e graduado em matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Graduando em Direito pela UDF e diplomando em Parcerias Público-Privadas pelo CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina. Possui, ainda, formações de longa duração em Gestão de Projetos pela Harvard Business School e Gerenciamento de Programas Governamentais pelo IBMEC.

    E-mail institucional:  leonardo.f.maciel@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4281

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  • Rose Mirian Hofmann

    Secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental e à Desapropriação

    Experiências:  Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados desde 2015, atuando na área de meio ambiente e direito ambiental, organização territorial, desenvolvimento urbano e regional. Já ocupou também o cargo de Diretora de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi Especialista em Regulação na Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq) e analista ambiental no Ibama e na Companhia Paranaense de Energia (Copel).

    Formação acadêmica:  Tecnóloga em Química Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet/PR); especialista em Gestão e Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/Instituto de Engenharia do Paraná – IEP); especialista em Regulação de Serviços Públicos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestranda em Poder Legislativo.   

    E-mail institucional:  rose.hofmann@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4215

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  • Wesley Callegari Cardia

    Secretário de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos

    Experiências:  Desde 1991, é sócio proprietário na Maestro Marketing. Diretor da Aspen Capital, empresa de fusões e aquisições (2011-2018). CEO da ISL do Brasil (1999-2001). Atuou em três períodos diferentes no Governo do Rio Grande do Sul: Diretor de Relações Consulares (1979 a 1983); Chefe de Cerimonial (1983 a 1984) e Diretor de Comunicação (1995 a 1998). Foi Diretor da empresa de mídia RBS (1984-1990) e Diretor de Marketing da Federação Gaúcha de Futebol (2004-2012). Autor dos livros “Marketing Esportivo e Administração de Arenas”, “Administração de Crise de Imagem” e “Marketing e Patrocínio Esportivo”. 

    Formação acadêmica:  Cursando PhD em Ciência da Comunicação na PUC-RS. Mestre em Ciência da Comunicação pela PUC-RS (2008).MBA em Marketing pela University of California – Berkeley (1992). MBA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1991).. Especialista em Administração e Gestão de Recursos Humanos pela PUC-RS (1986). Fellow em Relações Internacionais pela Universidade de Sofia – Tóquio (1982) Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1981).

    E-mail institucional:  wesley.cardia@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4216 / 4217

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  • Frederico Munia Machado

    Secretário de Parcerias em Energia, Petróleo, Gás e Mineração

    Experiências:  De 2003 a 2004 foi associado em um escritório de advocacia, onde atuou nas diversas áreas jurídicas aplicadas à mineração. Atuou como assessor, de 2004 a 2006, na Procuradoria Regional da República da 1ª Região (Ministério Público Federal) e na Secretaria Geral do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, executando trabalhos administrativos e jurídicos. É procurador federal da Advocacia-Geral da União/AGU, tendo atuado na Procuradoria Federal junto ao extinto Departamento Nacional de Produção Mineral - PF/DNPM e Procuradoria Federal Especializada da Agência Nacional de Mineração – PFE/ANM entre 2006 e 2019. Exerceu as funções de Coordenador de Assuntos Minerários (2007-2012), Procurador-Chefe Substituto (2007-2012 e 2016) e Procurador-Chefe (2016-2018) da PF/DNPM.

    Formação acadêmica:  Masters of Law em Direito e Política Mineral pelo Centro de Direito e Política em Energia, Petróleo e Mineração da Universidade de Dundee - Reino Unido (aprovado com distinção). Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

    E-mail institucional:  frederico.m.machado@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4261

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  • Alceu Justus Filho

    Chefe da Assessoria Especial de Apoio ao Investidor e Novos Projetos

    Experiências:  Membro da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia desde 2009, atuou no Ministério das Cidades com avaliação e monitoramento de concessões e PPP’s de infraestrutura em saneamento. Experiência anterior no mercado financeiro em estruturação de operações de longo prazo com recursos de bancos de fomento.            

    Formação acadêmica:  Graduado em Engenharia Civil pela UNICAMP, especialista em Gestão e Tecnologia do Saneamento pela ENSP/FIOCRUZ e especialista em Concessões e Parcerias com a Administração Pública pelo IDP.

    E-mail institucional:  alceu.j.filho@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4269

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  • Cláudia de Araújo Guimarães Kattar

    Diretora de Programa

    Experiências:  Foi chefe de gabinete na Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais da Secretaria de Desestatização, Desenvestimento e Mercados do Ministério da Economia. Atuou como chefe de gabinete na Secretaria Executiva da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, onde também exerceu o cargo de chefe de gabinete substituta do ministro. Coordenadora no Departamento de Política de Aviação Civil do Ministério da Defesa, até maio de 2011. Foi chefe da Divisão de Acompanhamento Legislativo na Assessoria Parlamentar do Ministério dos Transportes.

    Formação acadêmica:  Especialista em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Administração pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF).

    E-mail institucional:  claudia.kattar@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4210

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  • Letícia Peixoto

    Assessora Especial de Comunicação

    Experiências:  Jornalista com mais de 10 anos de experiência no setor público. Possui amplos conhecimentos em produção de conteúdos, assessoria de imprensa, planejamento estratégico de comunicação e mídias digitais, além de experiência com cerimonial, protocolo e ações institucionais. Foi assessora de Comunicação do Ministério de Minas e Energia e Coordenadora-Executiva de Comunicação no Serviço Geológico do Brasil.   

    Formação acadêmica:  Graduada em Comunicação Social – Jornalismo – IESB e especialista em Comunicação Digital pela Universidade Metodista de São Paulo.   

    E-mail institucional:  leticia.peixoto@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4387

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  • Renata Freire Martins

    Assessora Especial

    Experiências:  É servidora da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL desde 2006. Dentro da Agência atuou em quatro superintendências. Na Superintendência de Mediação Administrativa Setorial e Participação Pública em dois momentos: de 2006 a 2009, no Grupo de Atendimento Operacional e de 2009 a 2012, nos Conselhos de Consumidores. De 2012 a abril de 2019, ocupou o cargo de assessora parlamentar na Superintendência de Comunicação e Relações Institucionais. Em abril de 2019, foi transferida para a Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração. 

    Formação acadêmica:  É graduada em Tecnologia em Gestão pública pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). 

    E-mail institucional:  renata.f.martins@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4216 / 4217

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  • Bruno Batista Melin

    Diretor de Programa da Secretaria de Parcerias em Transportes

    Experiências:  Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), foi Coordenador-Geral de Avaliação Econômico-Financeira de Estudos e Projetos na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério de Planejamento Desenvolvimento e Gestão e Coordenador-Geral de Estruturação de Projetos na Secretaria de Fomento Para Ações de Transporte do Ministério dos Transportes. Antes de ingressar no setor público, atuou como consultor na área de gestão de empresas.    

    Formação acadêmica:  Mestre em Engenharia de Produção, Especialista em Gestão de Negócios e Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    E-mail institucional:  bruno.melin@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4370

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  • Manoel Renato Machado Filho

    Diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos

    Experiências:  Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. Servidor Público Federal desde 1990. Geólogo e Engenheiro Sanitarista com atuação na Fundação Nacional de Saúde e Ministérios da Saúde, Cidades e Planejamento, ocupando cargos de Diretor de Infraestrutura Social e Urbana (MPDG), Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Cooperação Técnica (MCidades); Diretor Substituto de Engenharia de Saúde Pública (FUNASA); Gerente Nacional do Projeto do Cartão Nacional de Saúde (MS); Coordenador-Geral de Projetos de saneamento e Edificações de Saúde (FUNASA). Membro do Conselho Curador do FGTS entre 2016 e 2018, representando o MPDG. Integrou os Conselhos de Administração das Empresas Eletrobrás CGTEE (2017 e 2018) e CBTU (2019) e o Conselho Gestor do Projeto de Integração da Bacia do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional – PISF (2016 a 2018).  

    Formação acadêmica:  Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-graduação em Engenharia de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ); Graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (UnB). 

    E-mail institucional:  manoel.m.filho@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4263

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  • Marcel Olivi Gonzaga Barbosa

    Diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos

    Experiências:  Analista de Infraestrutura de carreira do Ministério da Economia, onde ocupou os cargos de Coordenador na Secretaria de Planejamento; de Coordenador-Geral, de Diretor de Programa e de Diretor do Departamento de Infraestrutura Social e Urbana na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura. Nessas funções, no Ministério da Economia, atuou na coordenação do Programa Minha Casa Minha Vida e dos investimentos federais em Saneamento, Mobilidade, Prevenção em Áreas de Risco, Infraestrutura Hídrica (a exemplo do Projeto de Integração do Rio São Francisco), Irrigação, Educação (Creches e Quadras), Saúde (UPA e UBS), Turismo e Esporte. Também representou o Ministério da Economia no Conselho Curador do FGTS, no Conselho Gestor da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling e no Conselho das Cidades e no Grupo de Acompanhamento do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI. Atualmente é Conselheiro de Administração da Companhia Docas do Rio de Janeiro e Diretor de Obras Estratégicas do PPI.  

    Formação acadêmica:  Pós-Graduação: MBA em Gestão Pública; MBA em Projetos e MBA em Gestão Empresarial, todas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Além de cursos de longa duração: Fundação Dom Cabral - Programa SEST de Capacitação para Conselheiros de Administração; China/ Shanghai Business School - Construção e Planejamento Urbano; Japão/JICA - Sediment related disaster risk assessment & mapping for urban expansion planning in Brazil; Espanha/ Fundación CEDDET - Gestión de Grandes Projectos de Infraestructuras; UNB - Avaliação Ambiental Estratégica.

    E-mail institucional:  marcel.g.barbosa@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4263

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  • Lua Selene Almeida

    Diretora de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos

    Experiências: 
    É oficial da reserva não remunerada da Aeronáutica e engenheira de petróleo da Petrobras desde 2012. Foi assessora e coordenadora-geral de Infraestruturas Produtivas na Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. De setembro de 2019 a dezembro de 2020, atuou no PPI como assessora da Assessoria Especial de Novos Projetos e Apoio ao Investidor.

    Formação acadêmica:  Mestre em Engenharia Mecânica (área de Petróleo e Energia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), formação em Engenharia de Petróleo pela Universidade Petrobras e graduada em Engenharia Civil-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

    E-mail institucional:  lua.almeida@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4371

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  • Julia Sechi Nazareno

    Diretora de Programa da Secretaria de Parcerias em Energia, Petróleo, Gás e Mineração

    Experiências:  Especialista em Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Dentro da agência atuou em duas superintendência. De 2007 a 2015 foi responsável pela regulamentação de assuntos relacionados à infraestrutura de geração de energia elétrica na Superintendência de Regulação da Geração, tendo sido coordenadora de processo entre 2011 e 2015. Na Superintendência de Regulação Econômica e Estudos do Mercado  atuou em dois momentos: de 2015 a 2016, foi coordenadora de estudos e de 2018 a 2019, foi coordenadora substituta de demandas do mercado.

    Formação acadêmica:  Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada em Análise de Impacto Regulatório pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF).

    E-mail institucional:  julia.s.nazareno@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4268

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  • Hugo Manoel Marcato Affonso

    Diretor de Programa da Secretaria de Parcerias em Energia, Petróleo, Gás e Mineração

    Experiências:  Especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP desde 2008. Atuou inicialmente no Escritório Central do Rio de Janeiro, na Superintendência de Exploração, fiscalizando o cumprimento do Programa Exploratório Mínimo nos Contratos de Concessão. A partir de 2011 atuou na Coordenação de Segurança Operacional, sucedida pela Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente, onde exerceu a função de Superintendente Adjunto, com ênfase no planejamento, execução e avaliação das auditorias do Sistema de Gestão da Segurança Operacional - SGSO, entre outras atividades correlatas. A partir de 2016 foi chefe do Núcleo de Fiscalização do Abastecimento, em Brasília.

    Formação acadêmica:  Graduado em Engenharia Civil pela UFJF, Mestre em Engenharia Civil pela PUC-Rio na área de Geotecnia, Pós-Graduado em Engenharia de Petróleo pela Unicamp.

    E-mail institucional:  hugo.affonso@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4278

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  • Gustavo Pereira Gomes

    Diretor de Programa da Secretaria de Parcerias em Transportes

    Experiências:  Funcionário de carreira do BNDES, atuou em operações de financiamento a projetos de infraestrutura de transporte (rodovias, ferrovias, dutovias, portos e aeroportos) e, mais recentemente, no estudo de concessões de rodovias. Antes de ingressar no BNDES, atuou no setor ferroviário e como consultor associado em projetos de gestão do setor de infraestrutura.

    Formação acadêmica:  Mestre em Economia Empresarial e Finanças pela FGV-EPGE, graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Profissional Certificado em Parcerias Público-Privadas (CP3P).

    E-mail institucional:  gustavo.gomes@economia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 2025-4359

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