SEPPI capacita usuários para uso do SOURCE na Gestão de Projetos de Infraestrutura

Mais de 50 gestores públicos foram capacitados, com a previsão de que o sistema esteja em vigor a partir de junho de 2025. A parceria internacional tem como objetivo unificar o gerenciamento de projetos e centralizar informações relevantes para os gestores.

Atualizado em 17/04/2025

Com o objetivo de capacitar os representantes dos primeiros órgãos públicos que utilizarão a plataforma SOURCE na preparação e gestão de projetos de infraestrutura, a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI-CC-PR), com apoio da Agence Française de Développement (AFD), realizou entre os dias 27 de março e 1° de abril a capacitação dos primeiros usuários do SOURCE. A formação foi voltada para os representantes dos ministérios setoriais e para os estruturadores responsáveis pelos projetos da carteira do PPI. 

O treinamento, que capacitou cerca de 50 gestores ligados aos órgãos com projetos no pipeline do PPI, teve como objetivo demonstrar a importância e o uso adequado da plataforma, visando o sucesso da integração. O software SOURCE está sendo inicialmente implementado no PPI com o propósito de aprimorar a gestão da carteira do Programa, centralizando as principais oportunidades de investimentos em um único sistema com chancela internacional.

Durante o curso, representantes da SIF apresentaram a plataforma, destacando sua capacidade de fornecer modelos padronizados de desenvolvimento de projetos e facilitar a comunicação entre os diferentes atores envolvidos. “A plataforma SOURCE foi especialmente desenhada para atender às necessidades do setor público na estruturação de projetos de infraestrutura, mobilização de financiamento e promoção da carteira de investimentos. Nesse sentido, o engajamento e o retorno dos servidores que participaram do treinamento foi muito positivo em relação à adição de valor que o SOURCE está trazendo para o processo”, destacou Hugo Gosmann, o consultor técnico da SIF para a integração do SOURCE no Brasil.

O coordenador do curso e assessor do PPI, Adriano Brasil, ressaltou as vantagens da adesão do Brasil ao software, como a adoção de uma estrutura comum alinhada aos padrões internacionais. “A implementação da plataforma tem avançado de forma satisfatória, estando atualmente na fase de inclusão dos projetos da carteira do PPI na base de dados. Sua adoção resultará na padronização e no aprimoramento do acompanhamento das atividades de estruturação dos projetos qualificados no PPI, contribuindo para o fortalecimento da governança e da transparência na gestão dos projetos de infraestrutura”, afirmou Adriano Brasil.

Uma vez implementada, a plataforma será utilizada pela SEPPI como um instrumento de melhoria da governança do processo de acompanhamento dos empreendimentos qualificados na carteira, especialmente para a aplicação das diretrizes do Modelo de Cinco Dimensões (M5D) no processo de qualificação de projetos do programa.

SOURCE

Desenvolvida e mantida pela Sustainable Infrastructure Foundation (SIF) com o apoio de um grupo diversificado de bancos multilaterais, incluindo o World Bank, Inter-American Development Bank (IDB), Asian Development Bank (ADB), European Investment Bank (EIB) e o EBRD, a plataforma SOURCE oferece uma estrutura comum de gerenciamento de projetos, incorporando as melhores práticas internacionais e requisitos do setor privado.

Entre as características essenciais da plataforma, destaca-se o cumprimento da Regulamentação Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR), garantindo a segurança e a privacidade dos dados dos usuários.

Presente em 16 países, a plataforma SOURCE desempenha um papel importante no preenchimento de lacunas de investimento no setor de infraestrutura, além de apoiar a agenda de digitalização governamental e a mobilização do capital privado para financiar projetos importantes para a sociedade.





VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
PÁGINA INICIAL / HOME
QUEM SOMOS
NOTÍCIAS

Ultimas Notícias

Multimídia