
O Diretor de Programa da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, João Henrique Lima do Nascimento, esteve presente na CERAWeek 2025, um dos maiores eventos globais sobre energia, realizado em Houston, Texas. Durante o evento o diretor promoveu os projetos de infraestrutura do PPI, em parceria com a ApexBrasil.
Segundo o Diretor João Henrique, a questão de “como a transição energética avançará no contexto geopolítico” foi um dos principais tópicos das discussões. Destacou também a posição estratégica do Brasil, impulsionando alternativas sustentáveis que fazem parte do Plano de Transformação Ecológica e como o país se alinha com as tendências globais para a transição energética.
A CERAWeek 2025 reuniu algumas das principais lideranças do setor energético global, que discutiram temas centrais como transição energética, inovação e segurança energética. Larry Fink, CEO da BlackRock, enfatizou a importância dos investimentos sustentáveis, o impacto da inteligência artificial no setor financeiro e a necessidade de uma maior colaboração entre os setores público e privado para modernizar a infraestrutura global. Patrick Pouyanné, CEO da TotalEnergies, trouxe uma visão europeia sobre os desafios da transição energética, abordando a crescente demanda por gás natural liquefeito (GNL) e as dificuldades regulatórias enfrentadas pelo setor para desenvolver projetos de energia renovável.
Chris Wright, Secretário de Energia dos EUA, destacou a importância da independência energética americana, defendendo o uso do gás natural e da energia nuclear como pilares fundamentais para garantir uma matriz energética estável e segura. Já Mark Christie, presidente da FERC, órgão regulador de energia dos EUA, alertou sobre os desafios estruturais da rede elétrica americana diante do crescimento acelerado da demanda impulsionada por data centers e inteligência artificial. Christie reforçou que, para garantir confiabilidade, o gás natural e a energia nuclear seguirão sendo essenciais no curto e médio prazo. O Secretário do Interior dos EUA, Doug Burgum, abordou os entraves regulatórios que dificultam investimentos na exploração de recursos naturais e infraestrutura energética, defendendo a necessidade de flexibilizar processos para atrair novos investimentos e fortalecer a economia americana.
Além das discussões na CERAWeek, o representante do PPI participou do lançamento do programa Net Zero Solutions, pela ApexBrasil e IBP, palestrou no evento paralelo promovido pela Brazil-Texas Chamber of Commerce (BRATECC) e realizou visita técnica ao escritório da BP em Houston.
O Program Net Zero Solutions visa apoiar a vinda de novas tecnologias que possam ser aplicadas na indústria brasileira para reduzir a pegada de carbono, disse Carlos Padilla, coordenador de investimentos da ApexBrasil.
O evento da BRATECC, “Empowering Strategies: The Intersection of Innovation and Energy in Brazil”, reuniu importantes nomes do setor energético para reforçar as relações estratégicas entre o Brasil e o Texas. O encontro contou com a presença da Petrobras, representada por sua presidente Magda Chambriard, além de João Paulo Alsina, Ministro-Conselheiro do Consulado do Brasil em Houston, e Roberto Ardenghy, CEO do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). Durante o evento, foram discutidas oportunidades de cooperação em inovação e investimentos no setor de energia, reforçando a posição do Brasil como um player estratégico no mercado global.
Na visita técnica, a equipe da BP descreveu o projeto “Twin digital” que, por meio do estado da arte da simulação e uso de inteligência artificial, permite o acompanhamento e otimização, em tempo real, de operações nos campos produtores da BP em diversas regiões do globo.
A presença do SEPPI na CERAWeek 2025 reafirmou o compromisso do Brasil com a transição energética, o desenvolvimento sustentável e a ampliação de investimentos em infraestrutura e inovação. O evento proporcionou um espaço valioso para a troca de experiências e a consolidação de parcerias estratégicas para o setor energético brasileiro.

PPI com a Diretoria da ANP e APEX.

PPI com representantes da ANP e APEX.

PPI com Diretoria da Petrobras e da BRATECC.

PPI com APEX, FIRJAN e MRE na visita técnica na BP.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.