SEPPI participa da EUROPOORT 2023 – grande evento do setor portuário na Holanda

PPI participa de encontros de alto nível para apresentar portfolio do Programa a investidores internacionais. Atualmente a carteira do PPI conta com 17 ativos previstos até o final de 2024, com estimativa de investimentos de R$ 9,7 bilhões

Atualizado em 11/12/2023

O Programa de Parcerias de Investimentos marcou presença em grande evento envolvendo os setores aquaviário, portuário e energético na Holanda. A Diretora de Programa da Secretaria Adjunta de Infraestrutura Econômica da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI-CC-PR), Amanda Seabra Pereira, e a Assessora para Assuntos Internacionais, Maria Stela Miglorancia, participaram, entre os dias 6 a 8 de novembro, da Europoort 2023. A iniciativa ocorreu em Rotterdam e teve grande promoção feita pela embaixada dos Países Baixos no Brasil. Por parte da delegação brasileira, houve delegados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) da INFRA S.A, de representantes dos governos do Ceará, dos Portos de Pecém, Paranaguá e Rio Grande.

O encontro estratégico permitiu a troca de conhecimento sobre o setor aquaviário e demonstrou a forte relação desta área de infraestrutura com a almejada transição energética, de modo a impulsionar importantes negociações. Foi bastante abordada a parceria, já em estado avançado, entre os Portos de Pecém e Rotterdam, para a produção futura de hidrogênio verde.

 A Diretora Amanda Seabra, foi responsável por apresentar a carteira de ativos do PPI no Brazilian Network Day – momento alto do evento, promovido em conjunto com a Embaixada do Brasil em Haia. Importantes empresas brasileiras como Brasken, Petrobras e Vale deram sua contribuição aos painéis.

Em outra frente, a assessora Maria Stela Miglorancia acompanhou palestras diversas junto à Agência de promoção comercial holandesa (RVO). As pautas foram correlatas ao tema macro de transição energética e desenvolvimento de energia a partir do hidrogênio verde. Temas como capacitação de mão de obra, migração de força de trabalho em razão de automação dos serviços do setor portuário, desenvolvimento de novas tecnologias enquanto a transição energética ainda for de custos muito altos foram abordados.

Para finalizar a participação do PPI nos eventos holandeses, houve visita à prefeitura do Porto de Rotterdam e conversas com as autoridades locais

sobre o desenvolvimento das atividades do Porto – um dos maiores do mundo.

SEPPI apresenta oportunidades de investimentos no setor portuário na Bélgica

A divulgação de ativos do Programa de Parcerias de investimentos para investidores internacionais de peso não para. A Diretora de Programa da Secretaria Adjunta de Infraestrutura Econômica da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI-CC-PR), Amanda Seabra Pereira, e a Assessora para Assuntos Internacionais, Maria Stela Miglorancia, promoveram, em conjunto com a Assessora Especial para Concessões da ANTAQ, Patrícia Gravina,  Roadshow, realizado no dia 09 de novembro,  com o apoio da Embaixada do Brasil em Bruxelas e dos representantes locais da ApexBrasil.

A audiência seleta, com grandes players do setor, mostrou-se bastante interessada nas oportunidades de investimento no Brasil. A pauta energética assumiu contornos fortes, bem como a divulgação de ativos afetos à temática ambiental e à agenda ESG.

O embaixador do Brasil na Bélgica, Sr. João Mendes Pereira, foi enfático ao reforçar o entendimento entre os países para estabelecimento de parcerias robustas. Em suas palavras, enalteceu a presença do Embaixador da Bélgica no Brasil, Sr. Peter Claes, no evento. O alto representante da diplomacia belga, por sua vez, sublinhou a grande oportunidade para o estabelecimento de negócios interessantes às as duas nações.

 Houve aproximação com empresas do setor de dragagem, investidores, fundos e demais interessados no mercado brasileiro.

Ainda na Bélgica, as representantes do PPI visitaram o Porto da Antuérpia, onde conheceram a autoridade portuária e visitaram os projetos de reciclagem e tratamento de resíduos realizado localmente.

Setor Portuário

O setor portuário brasileiro desempenha um papel vital na conectividade global, impulsionando o comércio e a economia do país. Com uma extensa linha costeira e uma rica variedade de recursos naturais, o Brasil destaca-se como um importante hub logístico na América do Sul. PPI participa de encontros de alto nível para apresentar portfolio do Programa a investidores internacionais. Atualmente a carteira do PPI conta com 17 ativos previstos até o final de 2024, com estimativa de investimentos de R$ 9,7 bilhões.

Portos estratégicos, como Porto de Paranaguá (PR), Itajaí (SC), Portos de Salvador, Aratu, Santos, entre outros, configuram ativos essenciais à movimentação de cargas das mais variadas, desde commodities até produtos manufaturados.

A concessão de serviços portuários, a realização de obras nos canais de acesso de vários portos e a grande obra do túnel Santos-Guarujá, além das

múltiplas concessões de terminais, apresentam oportunidades interessantes aos investidores internacionais.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
PÁGINA INICIAL / HOME
QUEM SOMOS
NOTÍCIAS

Ultimas Notícias

Multimídia