SEPPI recebe Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para renovar cooperação bilateral
Atualizado em 26/02/2024

Na quarta-feira, 31 de janeiro, Marcus Cavalcanti, Secretário Especial da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI-CC-PR), e sua equipe receberam Dominique Hatbergue, Diretor Regional da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O objetivo da reunião foi discutir os resultados da parceria outrora existente entre as instituições e estruturar a continuidade da cooperação.

Manoel Renato, Secretário Adjunto de Infraestrutura Social e Urbana, enfatizou que a ação conjunta, regida pelo Memorando de Entendimentos entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Orçamento (MPDG) do Brasil e o Ministério da Economia e Finanças da França, teve início em março de 2017 e encerrou-se em 2022.

Durante esse período, houve avanços significativos. A ação conjunta contribuiu para a elaboração de modelos regulatórios de RSU, capacitação, internalização de conhecimentos e estruturação de PPPs em uma agenda abrangente, entre outros avanços.

Dentre os projetos estruturados, destacam-se a PPP de iluminação pública em Toledo (PR), a concessão na área de esgotamento sanitário em Volta Redonda (RJ) e o apoio à organização do consórcio de Resíduos Sólidos Urbanos de Comares (CE).

Dominique Hatbergue expressou a satisfação da AFD com os resultados positivos, afirmando que este é um momento oportuno para novas negociações, visto que o Brasil é um destino prioritário de investimento para a Agência. A equipe do PPI, por sua vez, recebeu com entusiasmo a possibilidade de renovar a cooperação técnica, desejando que os investimentos promovidos permaneçam vultosos, considerando que a França é o primeiro parceiro nos projetos do PPI.

Para as próximas discussões, os gestores planejam abordar nova amplitude de agenda, podendo abarcar projetos em diferentes setores, como por exemplo os projetos relacionados a perímetros irrigados, parques e florestas, drenagem interna/urbana, eletrificação de frotas, habitação para locação social e operações para garantias.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
PÁGINA INICIAL / HOME
QUEM SOMOS
NOTÍCIAS

Ultimas Notícias

Multimídia