No empenho de apresentar as oportunidades de investimentos, a Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos reuniu integrantes do Ministério dos Transportes, BNDES, Infra S.A e Itamaraty para receber os representantes do Partnership for Global Infrastructure and Investment – PGI (Escritório para Parceria para Infraestrutura e Investimento Globais, em tradução livre). O objetivo do encontro foi promover a apresentação de ativos do portfólio de investimentos do Governo Federal para o Governo dos Estados Unidos.
Entre os assuntos discutidos, foram abordados os projetos de ferrovias, como o corredor FICO-FIOL, os fundos já existentes de investimentos, como o FIRDIS e o FEP, bem como ativos do setor portuário e demais projetos voltados para o setor de transportes no Brasil.
O Chefe da Assessoria Especial do PPI, Cleyton Barros, conduziu os trabalhos e, acompanhando dos gestores brasileiros, apresentou o corredor Fico-Fiol e outras boas oportunidades para incrementar os investimentos norte-americanos no País.
A aproximação PPI- PGI tem acontecido desde março, demonstrando o trabalho institucional que o PPI vem construindo, para cumprir sua missão de alinhar e coordenar os projetos prioritários do país. O PGI lidera e coordena a principal iniciativa do presidente dos EUA, o G7+, para o avanço de infraestrutura e investimentos estratégicos, orientados por valores e de alto padrão em países de baixa e média renda. Por meio do PGI, o governo dos EUA pretende mobilizar US$ 600 bilhões, nos próximos cinco anos, em investimentos em infraestrutura global, fazendo a diferença na vida das pessoas em todo o mundo.
Os Representantes do Estado norte americano mostraram grande interesse em investir em projetos emblemáticos para o estreitamento de laços entre as duas nações, promovendo o desenvolvimento e reforçando a importância geopolítica que a parceria entre EUA e Brasil representa.
Participaram do encontro:
Por parte do PPI, Cleyton Barros, Amanda Seabra, Alexandre Carneiro, Raul Santos, Maria Stela Miglorancia, Letícia Peixoto. Por parte do PGI e da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil: Vinay Chawla, Jared Farber, Norman Galimba, Mariane Vas. Pelo Itamaraty: Marcelo Salum, Bertha Gadelha e Adriana Pereira. Pelo BNDES: Tiago Toledo. Pela INFRA S.A.: Diógenes Cardoso. Pelo Ministério dos Transportes: Jefferson Vasconcelos e Eimair Bottega. Pela ANTT: Cynthia Brayer.