
Em um marco significativo para o desenvolvimento de infraestrutura no Brasil, foi anunciada a implementação da plataforma multilateral SOURCE. Após a reunião de lançamento, ocorrida em abril, representantes da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPPI-CC-PR) e da Sustainable Infrastructure Foundation (SIF) realizaram a primeira missão técnica para a implementação da plataforma no Brasil.
O SOURCE oferece um ambiente colaborativo para o gerenciamento do processo de preparação de projetos de infraestrutura pelo setor público, seguindo as melhores práticas internacionais. O objetivo da primeira missão técnica foi o levantamento das necessidades do Governo brasileiro e a modelagem dos processos que serão digitalizados na plataforma para refletir o arcabouço legal, regulatório e institucional do país.
Atualmente a plataforma está totalmente implementada em 5 países e em implementação em mais 11 países e suas funcionalidades permitem elevar o nível de qualidade dos projetos e, ainda, aprimorar o gerenciamento de processos e a gestão do portfólio, com vistas a melhorar a eficiência governamental para preencher a lacuna de infraestrutura, a avançar na agenda de digitalização governamental e a mobilizar capital privado e internacional para financiar projetos importantes para a sociedade.
A missão técnica foi realizada entre os dias 03 e 14 de junho, e envolveu a partição da SEPPI, da CAIXA, do BNDES, da INFRA S.A, do Ministério dos Transportes e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. “As reuniões foram fundamentais para engajar os atores no processo e para levantar suas necessidades específicas que serão refletidas na customização do SOURCE para o Governo brasileiro. Com a plataforma, será possível aprimorar o processo de gerenciamento do processo de preparação de projetos e, ainda, concentrar em um único local as principais informações sobre os projetos de infraestrutura, proporcionando uma visão abrangente e detalhada do portfólio do PPI.”, afirmou o Consultor da SIF, Hugo L. Gosmann.
“A colaboração entre os órgãos do Governo Federal nessa fase não apenas fortalece a capacidade de gerenciamento e monitoramento dos projetos, mas também assegura que as informações sejam acessíveis e compreensíveis para todas as partes envolvidas.”, complementou o assessor da SEPPI, Raul Santos.
SOURCE
Desenvolvida e mantida pela Sustainable Infrastructure Foundation (SIF) com o apoio de um grupo diversificado de bancos multilaterais, incluindo o World Bank, Inter-American Development Bank (IADB), Asian Development Bank (AsDB), European Investment Bank (EIB), e o EBRD (European Bank for Reconstruction and Development), a plataforma SOURCE se destaca pela sua capacidade de consolidar dados de diferentes fontes, facilitando o planejamento e a execução de projetos de infraestrutura.
Além disso, ela promove a transparência, permitindo que o intercâmbio de informações entre investidores, gestores públicos e a população em geral seja mais consistente. O projeto de integração da carteira do PPI à plataforma SOURCE terá duração estimada de 15 meses e conta com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
A adoção da plataforma SOURCE pelo Brasil se insere na estratégia de aprimoramento contínuo da capacidade institucional do país no planejamento, na execução e no monitoramento de projetos de infraestrutura implementados em parceria com o setor privado, e está em alinhamento com os objetivos do Programa de Parcerias de Investimento.
Próximos passos:
A SIF e a SEPPI continuarão o trabalho de mapeamento dos processos e arcabouços legais para customização da plataforma SOURCE nas próximas seis semanas. Uma vez terminada a fase de avaliação de necessidades, o projeto entrará na fase de digitalização, na qual os times da SIF trabalharão para implementar todos os requerimentos feitos pelo governo federal para que a versão um da plataforma customizada seja apresentada ao time da SEPPI e demais órgãos e ministérios envolvidos.

Equipe SEPPI e SIF se reúnem com representantes da CAIXA

Equipe SEPPI e SIF se reúnem com representantes do Ministério dos Transportes e Infra S.A



Da esquerda para direita: Hugo Gosmann (SIF), Raul Menezes (SEPPI), Cleyton Barros (SEPPI) e Pedro Nicolau (SIF)