Para dar continuidade à implementação da plataforma multilateral SOURCE no Brasil, no dia 02 de setembro foi realizada uma reunião de alinhamento do grupo de trabalho que está implementando o software. O encontro abordou o cronograma, atividades realizadas e próximos passos.
O início da implementação ocorreu em abril, com a assinatura da parceria firmada entre o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República e a Agence Française de Développement (AFD). Os gestores estão empenhados na implementação do projeto, que conta com a colaboração de instituições como Ministério dos Transportes, CAIXA, BNDES, Infra S.A., entre outros.
Desenvolvida e mantida pela Sustainable Infrastructure Foundation (SIF) com o apoio de um grupo diversificado de bancos multilaterais, incluindo o World Bank, Inter-American Development Bank (IDB), Asian Development Bank (ADB), European Investment Bank (EIB), e o EBRD, a plataforma SOURCE oferece uma estrutura comum de gerenciamento de projetos, incorporando as melhores práticas internacionais e requisitos do setor privado.
O SOURCE, que oferece uma estrutura comum de gerenciamento da estruturação de projetos, incorporando as melhores práticas internacionais e requisitos do setor privado, promete agregar valor significativo à gestão de infraestrutura no Brasil. A plataforma permitirá uma melhor gestão do portfólio de projetos, automatizando a alimentação de dados no site do PPI e digitalizando o preenchimento e submissão da Proposta Inicial de Investimento pelas autoridades proponentes.
Cleyton Barros, Chefe da Assessoria Especial da SEPPI, destacou o alinhamento com as instituições parceiras, bem como a adoção de uma estrutura personalizada e alinhada aos padrões internacionais.
“É fundamental destacar que a implementação do SOURCE pelos gestores segue uma proposta clara e realista. Estamos em constante diálogo com representantes da CAIXA, BNDES, Ministério dos Transportes, entre outros, para compreender suas necessidades e adaptar os projetos de forma personalizada no sistema. Trata-se de um trabalho minucioso, que alia automação à gestão eficiente e integrada, garantindo a excelência na execução dos projetos” afirmou Cleyton Barros.
Próximos passos:
Após a programação da modelagem realizada no SOURCE pela equipe de TI da SIF, iniciará a fase de testes e correções. Paralelamente, questões relativas à integração com sistemas existentes serão tratadas, bem como a continuação do engajamento de instituições parceiras.
Durante a próxima missão, a equipe técnica revisará os resultados obtidos até o momento e apresentará a modelagem final dos processos mapeados. Essa etapa consolida as informações necessárias para o desenvolvimento personalizado da plataforma SOURCE, garantindo que ela atenda às especificidades legais e regulatórias do Brasil.